Morre Telmo de Lima Freitas, grande nome da música gaúcha
02/19/2021 12:53 PM
O cantor e compositor Telmo de Lima Freitas, 88 anos, morreu nessa quinta-feira (18), em Cachoeirinha (RS). Ele deixa os filhos Ione, Ana Elisa, Leonardo (Kiko) e Lúcio, além de sete netos e seis bisnetos. A família ainda não divulgou a causa da morte. O prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, decretou luto oficial de três dias na cidade.
Nascido em São Borja, Telmo é um dos nomes mais conhecidos e representativos da música gaúcha, sendo o autor de diversos sucessos como Cantiga de Ronda e Baile de Rancho. Com a canção Esquilador, ele venceu o Calhandra de Ouro, maior prêmio da 9ª Califórnia da Canção Nativa, em 1979. Também foi o vencedor em 2009, do prêmio de melhor compositor e melhor CD regional no Prêmio Açorianos com o trabalho A Mesma Fuça.
Em 2013, ele deu uma entrevistando lamentando que o movimento do tradicionalismo estava perdendo o interesse pela cultura gaúcha: “Hoje, a gurizada está muito preocupada com a música, mas não conhece as coisas do campo. Tem gente que gosta de Esquilador e não sabe o que é descascarrear (remover os excrementos que ficam aderidos à lã da ovelha antes da tosa). Ninguém pode gostar daquilo que não conhece”, disse.
Telmo também foi conselheiro honorário do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), e patrono da Semana Farroupilha em 2009. Nas redes sociais, a presidente do MTG, Gilda Galeazzi, manifestou “seus sentimentos aos familiares, amigos e fãs”.
O velório de Telmo de Lima Freitas está sendo realizado na capela master do cemitério Rainha da Paz, em Cachoeirinha, e a cremação está marcada para às 15h.