Do Teatro à novela”Nos Tempos do Imperador”: Déo Garcez eterniza Luiz Gama
10/07/2021 11:14 AM
Por: Rose Scalco
Déo Garcez vive Luiz Gama no Teatro, há mais de 6 anos, no espetáculo de sua autoria e direção de Ricardo Torres, “Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade”, em busca de igualdade de direitos, liberdade e justiça, trazendo uma reflexão importantíssima sobre a luta contra o preconceito.
Luiz Gama, herói da Pátria e primeiro advogado negro do Brasil, libertou mais de 500 escravos através das leis e atuação nos Tribunais, sendo unânime motivo de homenagem e comemoração, mas as histórias apresentadas pelo ângulo apenas do colonizador tornaram invisível , por muito tempo, um dos mais importantes personagens da História do Brasil.
A novela “Nos Tempos do Imperador” da TV Globo, escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson e com direção artística de Vinícius Coimbra, dará ainda mais notoriedade a esta parte da história, trazendo à tona este herói abolicionista, imprimindo a marca da importância do advogado. Ainda que seja ficção e obra aberta, com total liberdade de expressão, a novela certamente traduzirá a um número maior de pessoas a contribuição da trajetória de Luiz Gama para o Brasil e para a advocacia, seja na época ou em causas contemporâneas.
Além de ser ator, Déo Garcez mantém a luta em prol dos direitos afrodescendentes, como membro da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra da OAB/RJ e Membro honorário das Comissões da Verdade da Escravidão Negra do Estado do Maranhão – OAB/MA e da OAB/SP, Seccional de Campinas e Membro Consultivo da ABRACRIM/MA.
Com essa atuação, Déo Garcez eterniza os preceitos e princípios de nosso herói Luiz Gama e dá continuidade à luta pelas nobres causas em defesa da igualdade e da justiça, tanto na arte, como na vida.