Cantora irlandesa Sinéad O’Connor morre aos 56 anos
07/26/2023 7:40 PM
Sinéad O’Connor ganhou fama após o sucesso de seu videoclipe de ‘Nothing Compares 2 U’
A compositora e cantora irlandesa Sinéas O’Connor morreu aos 56 anos.
“É com grande tristeza que anunciamos a morte de nossa amada Sinéad”, disse a família da cantora em um comunicado divulgado quarta-feira pela BBC e RTE. “Sua família e amigos estão devastados e pediram privacidade neste momento tão difícil”.
Nenhuma causa da morte foi revelada até momento.
O’Connor ganhou fama na década de 1990 após o lançamento de seu hit cover da música Prince, “Nothing Compares 2 U”. A canção foi eleita o single número 1 do mundo em 1990 pelo Billboard Music Awards, de acordo com o Irish Times.
“Nothing Compares 2 U” recebeu três indicações ao Grammy e foi a faixa de destaque de seu aclamado álbum “I Do Not Want What I Haven’t Got”, que ajudou a Rolling Stone a nomeá-la Artista do Ano em 1991. “Ela provou que um artista poderia se recusar a se comprometer e ainda se conectar com milhões de ouvintes famintos por música de substância”, declarou a revista.
Pouco depois, o cantor e compositor rasgou uma foto do Papa João Paulo II no programa “Saturday Night Live”. No entanto, O’Connor viu a mudança como uma forma de colocar sua carreira “no caminho certo”.
“Sinto que ter um recorde número 1 descarrilou minha carreira”, escreveu O’Connor em suas memórias, de acordo com o The New York Times, “e rasgar a foto me colocou de volta no caminho certo.”
Ela escreveu sobre sua ascensão à fama, dizendo: “A mídia estava me fazendo parecer louca porque eu não estava agindo como uma estrela pop deveria agir.
“Parece-me que ser uma estrela pop é quase como estar em uma espécie de prisão. Você tem que ser uma boa menina.”
O’Connor foi uma inconformista ao longo da vida, ela diria que raspou a cabeça em resposta aos executivos das gravadoras que a pressionavam para ser convencionalmente glamorosa , mas suas posições políticas e culturais e vida privada conturbada muitas vezes ofuscavam sua música.
O’Connor anunciou que estava se aposentando da música em 2003, mas continuou a gravar novo material. Seu álbum mais recente foi “I’m Not Bossy, I’m the Boss”, lançado em 2014.
O’Connor deixa três de seus filhos. Seu quarto filho, Shane, foi encontrado morto na Irlanda em janeiro de 2022, depois que o cantor e compositor irlandês notificou as autoridades de que ele havia desaparecido. A polícia disse que o caso da pessoa desaparecida foi encerrado depois que um corpo foi encontrado na cidade costeira de Bray, a cerca de 20 quilômetros ao sul de Dublin.
“A própria luz da minha vida decidiu encerrar sua luta terrena hoje e agora está com Deus”, escreveu O’Connor no Twitter na época. “Que ele descanse em paz e que ninguém siga seu exemplo. Meu bebê, eu te amo muito. Por favor, fique em paz.”