A estrela de ‘Star Trek’, Patrick Stewart, relembra a infância violenta com o pai
10/12/2023 10:08 PM
Sir Patrick Stewart é mais conhecido e querido por interpretar um líder gentil em “Star Trek: The Next Generation” ou nos filmes “X-Men”, mas enquanto crescia, ele não teve esse tipo de modelo masculino positivo.
Em seu novo livro de memórias, “Making It So”, Stewart fala sobre viver na pobreza com seu pai abusivo, algo contra o qual ele passou a vida inteira lutando.
“Tem sido uma experiência muito terapêutica”, disse Stewart à Associated Press ao escrever o livro de memórias. “Sei que meu terapeuta é uma das pessoas que mais anseia pelo livro. Sei que ouvirei: ‘Por que você não me contou isso?’”
Stewart cresceu na cidade de Mirfield, em Yorkshire, Inglaterra, sem água encanada, refrigeração ou banheiro em sua casa.
“Quando eu era criança, nunca falei sobre minha formação porque estava muito envergonhado”, disse Stewart ao New Yorker. “Nossos vizinhos sabiam o que meu pai poderia fazer e faria, e estavam bem cientes dos gritos e berros que ele produzia.”
O pai de Stewart serviu no exército britânico durante anos, inclusive na Segunda Guerra Mundial, e sofria de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) , que era comumente referido como “choque de bomba” naquela época.
No entanto, a condição não foi bem compreendida ou tratada, e Stewart e sua família sofreram abusos nas mãos de seu pai.
“Bem, não havia TEPT na década de 1940”, disse ele. “Então, meu pai estava doente, e foi a doença que o fez perder o controle. perigoso estar por perto.” Fox!