logo live news
Mix

Marketing Digital e BBB21: estratégias de mídia e inversão de fama

02/20/2021 4:00 PM

Quem nunca deu uma espiadinha na casa mais vigiada do Brasil, não é mesmo? Apesar de ser um reality show antigo, que teve início nos anos 2000, a cada ano que passa o Big Brother Brasil surpreende o público com um engajamento maior que o da edição anterior. Mas o que explica esse sucesso? A resposta é simples: mais que um programa de TV, o BBB se transformou no mais novo jeito de fazer marketing digital.

Na 20ª edição do programa, o reality inovou ao trazer influenciadores digitais para o jogo. Além de engajar o público a assistir – afinal, quem não gostaria de acompanhar seu ídolo 24 horas por dia na TV? –, as vantagens se estenderiam também às figuras públicas, que poderiam se beneficiar com a aparição em horário nobre em uma das emissoras mais assistidas do Brasil. Não poderia dar errado, não é mesmo? A 21ª edição está nos mostrando que sim.

Se você não acreditava na importância de uma boa estratégia de marketing digital, tenho certeza que agora vai concordar comigo: enquanto uma publicidade bem feita pode trazer milhares de novos seguidores, um posicionamento mal elaborado pode derrubar uma carreira. Prova disso são os acontecimentos recentes do programa, em que alguns participantes estão apresentando incoerência de discurso, ou seja, mostrando atitudes diferentes daquelas que costumavam pregar no mundo virtual.

Karol Conká entrou na casa com 1,5 milhão de seguidores e, desde o início do programa, já perdeu 200 mil fãs. E os danos à sua imagem não param por aí. Além da defasagem numérica no Instagram, principal rede social da cantora, ela já sofreu diversas quebras contratuais que, juntas, somam mais R$ 400 mil reais. Por outro lado, Lucas Penteado passou de 178 mil seguidores para 8,2 milhões, um crescimento de mais de 4000% em sua conta comercial. Lucas, apesar de ter entrado no reality no grupo “camarote”, era o único dos companheiros com menos de 1 milhão de seguidores.

Mas afinal, participar do Big Brother Brasil é bom ou ruim para a carreira de famosos? Depende da sua estratégia de marketing digital. Muitos profissionais, especialmente do ramo artístico, se esforçam para passar uma determinada imagem que, no fundo, não representa a verdadeira essência dessas pessoas. Contudo, é a consistência de pensamento que gera credibilidade à marca a longo prazo. Se você está começando uma carreira agora, a dica é: busque sua essência e seja você mesmo, inclusive com seus defeitos.

*Fernando Faiad Soni é sócio fundador da agência de marketing digital Stardust (https://stardust.digital)

*Por Fernando Faiad Soni

Quem nunca deu uma espiadinha na casa mais vigiada do Brasil, não é mesmo? Apesar de ser um reality show antigo, que teve início nos anos 2000, a cada ano que passa o Big Brother Brasil surpreende o público com um engajamento maior que o da edição anterior. Mas o que explica esse sucesso? A resposta é simples: mais que um programa de TV, o BBB se transformou no mais novo jeito de fazer marketing digital.

Na 20ª edição do programa, o reality inovou ao trazer influenciadores digitais para o jogo. Além de engajar o público a assistir – afinal, quem não gostaria de acompanhar seu ídolo 24 horas por dia na TV? –, as vantagens se estenderiam também às figuras públicas, que poderiam se beneficiar com a aparição em horário nobre em uma das emissoras mais assistidas do Brasil. Não poderia dar errado, não é mesmo? A 21ª edição está nos mostrando que sim.

Se você não acreditava na importância de uma boa estratégia de marketing digital, tenho certeza que agora vai concordar comigo: enquanto uma publicidade bem feita pode trazer milhares de novos seguidores, um posicionamento mal elaborado pode derrubar uma carreira. Prova disso são os acontecimentos recentes do programa, em que alguns participantes estão apresentando incoerência de discurso, ou seja, mostrando atitudes diferentes daquelas que costumavam pregar no mundo virtual.

Karol Conká entrou na casa com 1,5 milhão de seguidores e, desde o início do programa, já perdeu 200 mil fãs. E os danos à sua imagem não param por aí. Além da defasagem numérica no Instagram, principal rede social da cantora, ela já sofreu diversas quebras contratuais que, juntas, somam mais R$ 400 mil reais. Por outro lado, Lucas Penteado passou de 178 mil seguidores para 8,2 milhões, um crescimento de mais de 4000% em sua conta comercial. Lucas, apesar de ter entrado no reality no grupo “camarote”, era o único dos companheiros com menos de 1 milhão de seguidores.

Mas afinal, participar do Big Brother Brasil é bom ou ruim para a carreira de famosos? Depende da sua estratégia de marketing digital. Muitos profissionais, especialmente do ramo artístico, se esforçam para passar uma determinada imagem que, no fundo, não representa a verdadeira essência dessas pessoas. Contudo, é a consistência de pensamento que gera credibilidade à marca a longo prazo. Se você está começando uma carreira agora, a dica é: busque sua essência e seja você mesmo, inclusive com seus defeitos.

*Fernando Faiad Soni é sócio fundador da agência de marketing digital Stardust (https://stardust.digital)



Mais do LiveNews

Ariana Grande retoma liderança na Billboard com versão deluxe de “Eternal Sunshine”

04/13/2025 2:52 PM

Lil Nas X abre o jogo sobre momento que marcou sua trajetória artística

04/13/2025 2:48 PM

Batman 2 | Executiva da Warner confirma que escrita ainda não está finalizada

04/12/2025 12:42 PM

Clássico dos Anos 80 Pode Ganhar Nova Versão pela A24

04/08/2025 5:57 PM

Nova Adaptação de ‘Jogos Vorazes’ Considera Ator de Série Adolescente para Papel Icônico

04/08/2025 5:53 PM

Grupo sul-coreano estabelece marco histórico em território brasileiro e supera feito da lendária formação BTS

04/07/2025 3:25 PM

Companheira de Brad Pitt se incomoda com momentos íntimos do astro em nova produção e gera turbulência na convivência

04/05/2025 3:30 PM

Jack Black e a banda polêmica que ele considera os reis do rock

04/02/2025 4:26 PM

Homem-Aranha 4 revela denominação oficial e primeiras informações

04/02/2025 4:26 PM

Homem Aranha Expansão Multiversal finalmente ganha nova data de lançamento

04/02/2025 4:25 PM

Grandiosa Aventura Luminosa | 1ª obra de Margot Robbie após Barbie recebe teaser

04/01/2025 5:36 PM

Punho de Aço | ‘Me permitam mostrar meu valor’, suplica Finn Jones

04/01/2025 5:36 PM

The Boys Antony Starr revela: “O desfecho será impactante ou perturbador”

04/01/2025 5:35 PM

Membros do Black Sabbath atuarão juntos após duas décadas

03/31/2025 5:35 PM

Salas de cinema apostam em Tom Cruise, Super-Homem e ‘Avatar’ para impulsionar as receitas.

03/26/2025 3:51 PM