Mix

Marketing Digital e BBB21: estratégias de mídia e inversão de fama

02/20/2021 4:00 PM

Quem nunca deu uma espiadinha na casa mais vigiada do Brasil, não é mesmo? Apesar de ser um reality show antigo, que teve início nos anos 2000, a cada ano que passa o Big Brother Brasil surpreende o público com um engajamento maior que o da edição anterior. Mas o que explica esse sucesso? A resposta é simples: mais que um programa de TV, o BBB se transformou no mais novo jeito de fazer marketing digital.

Na 20ª edição do programa, o reality inovou ao trazer influenciadores digitais para o jogo. Além de engajar o público a assistir – afinal, quem não gostaria de acompanhar seu ídolo 24 horas por dia na TV? –, as vantagens se estenderiam também às figuras públicas, que poderiam se beneficiar com a aparição em horário nobre em uma das emissoras mais assistidas do Brasil. Não poderia dar errado, não é mesmo? A 21ª edição está nos mostrando que sim.

Se você não acreditava na importância de uma boa estratégia de marketing digital, tenho certeza que agora vai concordar comigo: enquanto uma publicidade bem feita pode trazer milhares de novos seguidores, um posicionamento mal elaborado pode derrubar uma carreira. Prova disso são os acontecimentos recentes do programa, em que alguns participantes estão apresentando incoerência de discurso, ou seja, mostrando atitudes diferentes daquelas que costumavam pregar no mundo virtual.

Karol Conká entrou na casa com 1,5 milhão de seguidores e, desde o início do programa, já perdeu 200 mil fãs. E os danos à sua imagem não param por aí. Além da defasagem numérica no Instagram, principal rede social da cantora, ela já sofreu diversas quebras contratuais que, juntas, somam mais R$ 400 mil reais. Por outro lado, Lucas Penteado passou de 178 mil seguidores para 8,2 milhões, um crescimento de mais de 4000% em sua conta comercial. Lucas, apesar de ter entrado no reality no grupo “camarote”, era o único dos companheiros com menos de 1 milhão de seguidores.

Mas afinal, participar do Big Brother Brasil é bom ou ruim para a carreira de famosos? Depende da sua estratégia de marketing digital. Muitos profissionais, especialmente do ramo artístico, se esforçam para passar uma determinada imagem que, no fundo, não representa a verdadeira essência dessas pessoas. Contudo, é a consistência de pensamento que gera credibilidade à marca a longo prazo. Se você está começando uma carreira agora, a dica é: busque sua essência e seja você mesmo, inclusive com seus defeitos.

*Fernando Faiad Soni é sócio fundador da agência de marketing digital Stardust (https://stardust.digital)

*Por Fernando Faiad Soni

Quem nunca deu uma espiadinha na casa mais vigiada do Brasil, não é mesmo? Apesar de ser um reality show antigo, que teve início nos anos 2000, a cada ano que passa o Big Brother Brasil surpreende o público com um engajamento maior que o da edição anterior. Mas o que explica esse sucesso? A resposta é simples: mais que um programa de TV, o BBB se transformou no mais novo jeito de fazer marketing digital.

Na 20ª edição do programa, o reality inovou ao trazer influenciadores digitais para o jogo. Além de engajar o público a assistir – afinal, quem não gostaria de acompanhar seu ídolo 24 horas por dia na TV? –, as vantagens se estenderiam também às figuras públicas, que poderiam se beneficiar com a aparição em horário nobre em uma das emissoras mais assistidas do Brasil. Não poderia dar errado, não é mesmo? A 21ª edição está nos mostrando que sim.

Se você não acreditava na importância de uma boa estratégia de marketing digital, tenho certeza que agora vai concordar comigo: enquanto uma publicidade bem feita pode trazer milhares de novos seguidores, um posicionamento mal elaborado pode derrubar uma carreira. Prova disso são os acontecimentos recentes do programa, em que alguns participantes estão apresentando incoerência de discurso, ou seja, mostrando atitudes diferentes daquelas que costumavam pregar no mundo virtual.

Karol Conká entrou na casa com 1,5 milhão de seguidores e, desde o início do programa, já perdeu 200 mil fãs. E os danos à sua imagem não param por aí. Além da defasagem numérica no Instagram, principal rede social da cantora, ela já sofreu diversas quebras contratuais que, juntas, somam mais R$ 400 mil reais. Por outro lado, Lucas Penteado passou de 178 mil seguidores para 8,2 milhões, um crescimento de mais de 4000% em sua conta comercial. Lucas, apesar de ter entrado no reality no grupo “camarote”, era o único dos companheiros com menos de 1 milhão de seguidores.

Mas afinal, participar do Big Brother Brasil é bom ou ruim para a carreira de famosos? Depende da sua estratégia de marketing digital. Muitos profissionais, especialmente do ramo artístico, se esforçam para passar uma determinada imagem que, no fundo, não representa a verdadeira essência dessas pessoas. Contudo, é a consistência de pensamento que gera credibilidade à marca a longo prazo. Se você está começando uma carreira agora, a dica é: busque sua essência e seja você mesmo, inclusive com seus defeitos.

*Fernando Faiad Soni é sócio fundador da agência de marketing digital Stardust (https://stardust.digital)



Mais do LiveNews


Warning: Undefined variable $exclude_exclude_music in /home/u197019254/domains/livenews.com.br/public_html/wp-content/themes/livenewsbendev/single.php on line 110

Gorguts: ícones do Death Metal canadense anunciam novo trabalho para 2026

07/03/2025 8:08 PM

Within Temptation: “para o próximo disco faremos uma transformação bastante radical novamente”

07/03/2025 8:05 PM

Ex-músicos do Venom, Jeff “Mantas” e Anthony “Abaddon” estarão reunidos no palco no Japão

07/03/2025 7:59 PM

Saxon cancela shows devido a procedimento de emergência de Biff Byford

06/30/2025 5:07 PM

Martin Popoff critica “Appetite for Destruction”: “As pessoas romantizam demais esse álbum”

06/30/2025 5:05 PM

Kreator: “Estamos dando os retoques finais. Todos concordam que é melhor que ‘Hate Über Alles’”, diz Frédéric Leclercq sobre o novo projeto

06/29/2025 6:12 PM

🎸 STRYPER – Turnê de 40 Anos (Brasil 2025)

06/29/2025 6:09 PM

Gravações esquecidas do grupo Earth — embrião do Black Sabbath — chegarão ao público no próximo mês

06/28/2025 6:28 PM

“O Sodom não é o maior nome do Metal. Eu não quero ser o maior nome do Metal. Só queremos realizar uma boa apresentação com áudio de qualidade e iluminação eficiente”, declara Tom Angelripper

06/27/2025 5:25 PM

Rage: divulgado o novo trabalho “A New World Rising”; confira o 1° lançamento!

06/27/2025 5:16 PM

Ringo Starr defende o filho após desligamento duplo de grupo lendário do rock britânico e critica cantor: ‘Figura insignificante’

06/23/2025 7:28 PM

Firewind: Gus G. revela que as sessões do novo registro já começaram

06/21/2025 5:45 PM

King Diamond: “Ainda temos muita tarefa para registrar”

06/21/2025 5:42 PM

Sodom: “vou sentir falta da estrada. Vou sentir falta dos companheiros”, diz Angelripper sobre decisão de desacelerar

06/19/2025 3:15 PM

Hatebreed: integrante Wayne Lozinak é diagnosticado com massa cerebral

06/19/2025 3:11 PM