Gloria Gaynor Processa Ex-Produtor em $2 Milhões, Alegando Pagamentos ‘Suprimidos’
08/17/2024 12:11 PM
Gloria Gaynor, a icônica cantora de disco conhecida por “I Will Survive”, está processando seu ex-produtor, Joel Diamond. Em documentos judiciais obtidos pelo Fox News Digital, Gaynor alega que está devendo $2 milhões devido à falha de Diamond e das empresas sob seu controle em manter a cantora informada sobre como seu trabalho estava sendo licenciado e usado, enquanto obtinham benefícios econômicos indevidos da relação.
O processo, protocolado no Southern District of New York em 26 de julho, afirma que Diamond fez falsas alegações de posse sobre várias músicas de Gaynor, incluindo “I’ve Been Watching You”, “You’re All I Need to Get By” e “I Am What I Am”. Gaynor também alega que Diamond se listou como co-autor de pelo menos uma canção, embora, segundo o processo, ele nunca tenha sido compositor.
“Desde o início do alegado contrato de gravação, apesar dos repetidos pedidos de Gaynor por uma contabilidade, os réus não pagaram royalties, forneceram transparência sobre quem licenciou a música de Gaynor ou demonstraram que a música estava protegida. Pagamentos foram feitos aos réus em vários montantes, mas todos foram ocultados e suprimidos”, afirma o processo.
Diamond respondeu às acusações, dizendo: “Estou em processo de contratar um advogado. As alegações são claramente falsas. O contrato escrito é muito claro e está em vigor há 40 anos. A Sony reconheceu que eu possuo 100% dos direitos. Qualquer declaração contrária a esse fato é difamatória, e eu pretendo exercer meus direitos legais na sua totalidade.”
Gaynor é co-autora do processo com Robin Randall, uma compositora que afirma que Diamond “fraudulentamente reivindicou a posse de obras protegidas por direitos autorais” e entrou em acordos de licenciamento sem autoridade. Randall também acusa Diamond de “forçar” sua mãe e colaboradora de composição, Judithe Randall, a assinar a cessão de direitos autorais enquanto estava gravemente doente e internada em uma instituição mental. Judithe Randall faleceu em 2002.
Diamond e as empresas sob seu controle — Joel Diamond Entertainment, Silver Blue Productions e Ocean Blue Music — estão todos listados como réus na ação, que também alega violação de contrato, infringimento de direitos autorais e fraude.
Em 2022, Gaynor apareceu no programa “The Masked Singer” e comentou sobre a longevidade de “I Will Survive”, lançada em 1978, dizendo que era encorajador ver como a canção ajudava as pessoas em momentos difíceis de suas vidas.