Neste dia da história, 3 de outubro de 1995, OJ Simpson é absolvido das acusações de homicídio no ‘julgamento do século’
10/04/2023 6:40 PM
Simpson foi considerado inocente dos assassinatos da ex-mulher Nicole Brown Simpson e de seu amigo Ron Goldman
O “julgamento do século” chegou ao fim neste dia da história , 3 de outubro de 1995, com a absolvição de Orenthal James “OJ” Simpson por duas acusações de homicídio.
A absolvição de Simpson ocorreu nove meses após o início do julgamento – e cerca de 16 meses depois que a ex-mulher de Simpson, Nicole Brown Simpson, e seu amigo Ron Goldman, foram encontrados brutalmente assassinados fora de sua casa em Los Angeles.
A absolvição do ex-astro da NFL que virou ator e locutor nos assassinatos marcou o fim de um processo legal que se desenrolou em grande parte na televisão para o mundo ver.
No início da manhã de 13 de junho de 1994, os corpos de Brown Simpson e Goldman foram descobertos. Os dois foram esfaqueados.
Em 17 de junho de 1994, quatro dias depois, Simpson e seu amigo Al Cowlings lideraram a polícia em uma perseguição em baixa velocidade de 90 minutos por Los Angeles em um Ford Bronco branco . Aquela perseguição de carro foi um dos momentos mais assistidos na televisão da década, interrompendo até as finais da NBA.
Estima-se que 100 milhões de pessoas em todo o país sintonizaram para assistir ou ouvir o anúncio do veredicto, segundo relatos.
Simpson foi então preso e acusado dos assassinatos.
Em 21 de junho de 1994, Simpson foi processado e se declarou inocente .
O julgamento foi transmitido pela televisão, e os advogados e juízes tornaram-se celebridades ao longo do processo.
O advogado de Simpson, Johnnie Cochran, trabalhou para semear dúvidas nas mentes do júri de que seu cliente era culpado.
As evidências de DNA, que foram muito utilizadas durante o julgamento, ainda eram uma tecnologia relativamente desconhecida na época.
Cochran fez Simpson vestir uma luva que foi descoberta na cena do crime – mais tarde proclamando que se “não servir, você deve absolver”.
Quando o júri anunciou o veredicto de inocente, Simpson sorriu e murmurou as palavras “obrigado”.
Depois que Simpson foi considerado inocente, as famílias Goldman e Brown processaram Simpson em um tribunal civil, alegando homicídio culposo.
O julgamento civil começou em outubro de 1996.
Mais tarde, Simpson foi considerado responsável pelas mortes de Brown Simpson e Goldman.
As famílias Brown e Goldman receberam US$ 33,5 milhões em indenização.
Os problemas jurídicos de Simpson não terminaram aí.
Em 3 de outubro de 2008, 15 anos depois de ter sido absolvido dos assassinatos de Brown Simpson e Goldman, Simpson foi considerado culpado de 12 crimes, incluindo sequestro e assalto à mão armada.
Mais tarde, ele foi condenado a 33 anos de prisão.
Depois de cumprir nove anos, Simpson recebeu liberdade condicional em 2017.
Ninguém foi condenado pelos assassinatos de Brown Simpson e Goldman até hoje.
Simpson hoje tem 76 anos.