logo live news
News

Eva Fahidi-Pusztai, sobrevivente do Holocausto que alertou sobre o populismo de extrema direita na Europa, morre aos 97 anos

09/12/2023 5:00 PM

Fahidi-Pusztai foi a única de sua família a sobreviver aos nazistas na Hungria

Eva Fahidi-Pusztai, uma sobrevivente do Holocausto que passou os últimos anos da sua vida alertando para o ressurgimento do populismo de extrema direita e da discriminação contra minorias em toda a Europa, morreu. Ela tinha 97 anos.

O Comitê Internacional de Auschwitz disse que Fahidi-Pusztai morreu em Budapeste na segunda-feira. A causa da morte não foi informada.

“Os sobreviventes de Auschwitz em todo o mundo despedem-se dos seus companheiros de sofrimento, amigos e companheiros com profunda tristeza, gratidão e respeito”, afirmou o grupo num comunicado no seu site.

Fahidi-Pusztai nasceu em 1925 em Debrecen, Hungria, em uma família judia de classe média alta. A sua família converteu-se ao catolicismo em 1936, mas isso não os protegeu da perseguição.

Após a ocupação da Hungria pela Wehrmacht alemã no início de 1944, a família foi forçada a mudar-se para um gueto.

Em junho de 1944, a população judaica foi presa em uma fábrica de tijolos e deportada para o campo de extermínio nazista de Auschwitz em vários transportes.

Fahidi-Pusztai tinha 18 anos quando ela e sua família foram deportadas no último transporte para Auschwitz, em 27 de junho de 1944. Sua mãe e sua irmã mais nova, Gilike, foram assassinadas imediatamente após sua chegada. Seu pai sucumbiu às condições desumanas do campo alguns meses depois, informou o Comitê de Auschwitz em sua página inicial.

Seis milhões de judeus europeus foram assassinados pela Alemanha nazi e pelos seus capangas em toda a Europa durante o Holocausto – incluindo 49 membros da família de Fahidi-Pusztai, informou a agência de notícias alemã dpa. Ela foi a única que sobreviveu.

Fahidi-Pusztai foi deportado de Auschwitz para um subcampo do campo de concentração de Buchenwald, na cidade de Allendorf, na província de Hesse. Durante 12 horas por dia, ela tinha que trabalhar como escrava em uma fábrica de explosivos no campo de concentração de Muenchmuehle.

Em março de 1945, apenas algumas semanas antes do fim da Segunda Guerra Mundial, ela conseguiu escapar numa chamada marcha da morte que levava os prisioneiros dos campos de concentração para o oeste, enquanto os soldados soviéticos se aproximavam do leste. Foi então que ela foi libertada por soldados americanos.

“Foi apenas muitos anos após a sua libertação que Eva Fahidi começou a falar sobre as suas memórias do assassinato da sua família e da sua existência como trabalhadora escrava”, disse Christoph Heubner, vice-presidente executivo do Comité Internacional de Auschwitz, em Berlim.

“Sua vida permaneceu marcada pela perda de sua família, mas mesmo assim, com um coração infinitamente grande, ela persistiu na alegria de viver e confiou no poder da memória”, acrescentou Heubner.

Após a guerra, Fahidi-Pusztai voltou para a Hungria. Mais tarde, ela escreveu dois livros sobre as suas experiências e visitou escolas na Alemanha para partilhar com os estudantes as suas experiências traumáticas do Holocausto e alertar para o ressurgimento do populismo de extrema-direita na Europa .

Fahidi-Pusztai também trabalhou em estreita colaboração com o Memorial de Buchenwald no antigo acampamento perto da cidade de Weimar, no leste da Alemanha , para garantir que especialmente o destino das mulheres judias não fosse esquecido, escreveu o memorial em seu site.

“Os livros de Eva Fahidi, que mostram que ela é uma grande estilista e uma contadora de histórias perspicaz, permanecerão assim como os seus medos e advertências face às tiradas populistas e à violência extremista de direita contra o povo judeu, Sinti e Roma, não apenas na sua Hungria natal, mas em muitos países europeus”, escreveu o Comité Internacional de Auschwitz na sua mensagem de despedida.



Mais do LiveNews

Ex-participante do ‘Jeopardy!’ é preso e acusado de solicitar imagens sexualmente explícitas de crianças

07/26/2024 3:00 PM

Richard Simmons viu apenas ‘lindos arco-íris brilhantes’ nas finais semanas antes de sua morte

07/26/2024 2:56 PM

Possível retorno de Meghan Markle ao Reino Unido não abrirá portas para negociações de paz real, diz especialista

07/26/2024 2:50 PM

John Belushi defendeu Blues Brothers de críticos musicais em clipe recém-descoberto

07/26/2024 2:42 PM

Olivia Culpo defende decisão de usar um vestido de noiva modesto que não ‘exalasse sexo’ após reação negativa

07/26/2024 2:34 PM

Billy Ray Cyrus aborda áudio bombástico explícito repreendendo a ex Firerose: ‘Estou sem saber o que fazer’

07/25/2024 3:23 PM

Bella Thorne critica a “mania” de Ozempic dias depois de discutir abertamente suas próprias lutas com a imagem corporal

07/25/2024 3:11 PM

Advogado de Priscilla Presley defende processo contra associados comerciais que supostamente enganaram atriz em US$ 1 milhão

07/25/2024 3:06 PM

A estrela da HGTV Christina Hall diz que o terceiro marido transferiu US$ 35 mil de sua conta após o pedido de divórcio

07/25/2024 3:02 PM

Kathie Lee Gifford fala sobre a recuperação ‘dolorosa’ da cirurgia: ‘Isso é sério’

07/17/2024 5:13 PM

Miranda Lambert enfurece os fãs ao gritar com os frequentadores do show

07/17/2024 4:12 PM

Rob Lowe diz que o “competitivo” Tom Cruise o nocauteou no boxe: “Seus olhos ficaram pretos”

07/17/2024 3:11 PM

Natalie Portman quebra o silêncio sobre o divórcio e compartilha celebridade que a ajudou a passar por isso

07/17/2024 2:09 PM

A estrela de ‘Twisters’, Glen Powell, diz que Hollywood ‘não atendeu bem’ grandes partes da América

07/16/2024 3:23 PM

O julgamento criminal de Alec Baldwin por ‘Rust’ foi uma ‘comédia de erros’, diz especialista jurídico

07/16/2024 3:13 PM