logo live news
News

Eva Fahidi-Pusztai, sobrevivente do Holocausto que alertou sobre o populismo de extrema direita na Europa, morre aos 97 anos

09/12/2023 5:00 PM

Fahidi-Pusztai foi a única de sua família a sobreviver aos nazistas na Hungria

Eva Fahidi-Pusztai, uma sobrevivente do Holocausto que passou os últimos anos da sua vida alertando para o ressurgimento do populismo de extrema direita e da discriminação contra minorias em toda a Europa, morreu. Ela tinha 97 anos.

O Comitê Internacional de Auschwitz disse que Fahidi-Pusztai morreu em Budapeste na segunda-feira. A causa da morte não foi informada.

“Os sobreviventes de Auschwitz em todo o mundo despedem-se dos seus companheiros de sofrimento, amigos e companheiros com profunda tristeza, gratidão e respeito”, afirmou o grupo num comunicado no seu site.

Fahidi-Pusztai nasceu em 1925 em Debrecen, Hungria, em uma família judia de classe média alta. A sua família converteu-se ao catolicismo em 1936, mas isso não os protegeu da perseguição.

Após a ocupação da Hungria pela Wehrmacht alemã no início de 1944, a família foi forçada a mudar-se para um gueto.

Em junho de 1944, a população judaica foi presa em uma fábrica de tijolos e deportada para o campo de extermínio nazista de Auschwitz em vários transportes.

Fahidi-Pusztai tinha 18 anos quando ela e sua família foram deportadas no último transporte para Auschwitz, em 27 de junho de 1944. Sua mãe e sua irmã mais nova, Gilike, foram assassinadas imediatamente após sua chegada. Seu pai sucumbiu às condições desumanas do campo alguns meses depois, informou o Comitê de Auschwitz em sua página inicial.

Seis milhões de judeus europeus foram assassinados pela Alemanha nazi e pelos seus capangas em toda a Europa durante o Holocausto – incluindo 49 membros da família de Fahidi-Pusztai, informou a agência de notícias alemã dpa. Ela foi a única que sobreviveu.

Fahidi-Pusztai foi deportado de Auschwitz para um subcampo do campo de concentração de Buchenwald, na cidade de Allendorf, na província de Hesse. Durante 12 horas por dia, ela tinha que trabalhar como escrava em uma fábrica de explosivos no campo de concentração de Muenchmuehle.

Em março de 1945, apenas algumas semanas antes do fim da Segunda Guerra Mundial, ela conseguiu escapar numa chamada marcha da morte que levava os prisioneiros dos campos de concentração para o oeste, enquanto os soldados soviéticos se aproximavam do leste. Foi então que ela foi libertada por soldados americanos.

“Foi apenas muitos anos após a sua libertação que Eva Fahidi começou a falar sobre as suas memórias do assassinato da sua família e da sua existência como trabalhadora escrava”, disse Christoph Heubner, vice-presidente executivo do Comité Internacional de Auschwitz, em Berlim.

“Sua vida permaneceu marcada pela perda de sua família, mas mesmo assim, com um coração infinitamente grande, ela persistiu na alegria de viver e confiou no poder da memória”, acrescentou Heubner.

Após a guerra, Fahidi-Pusztai voltou para a Hungria. Mais tarde, ela escreveu dois livros sobre as suas experiências e visitou escolas na Alemanha para partilhar com os estudantes as suas experiências traumáticas do Holocausto e alertar para o ressurgimento do populismo de extrema-direita na Europa .

Fahidi-Pusztai também trabalhou em estreita colaboração com o Memorial de Buchenwald no antigo acampamento perto da cidade de Weimar, no leste da Alemanha , para garantir que especialmente o destino das mulheres judias não fosse esquecido, escreveu o memorial em seu site.

“Os livros de Eva Fahidi, que mostram que ela é uma grande estilista e uma contadora de histórias perspicaz, permanecerão assim como os seus medos e advertências face às tiradas populistas e à violência extremista de direita contra o povo judeu, Sinti e Roma, não apenas na sua Hungria natal, mas em muitos países europeus”, escreveu o Comité Internacional de Auschwitz na sua mensagem de despedida.



Mais do LiveNews

Steven Tyler, o mais recente cantor famoso do Aerosmith, enfrenta problemas de voz que podem acabar com sua carreira

09/14/2023 3:07 PM

Maravilhas de um só sucesso que resistiram ao teste do tempo

09/12/2023 5:06 PM

Fãs de ‘Roda da Fortuna’ furiosos após a estreia da temporada serem pressionados a favor do futebol: ‘Vergonha!’

09/12/2023 4:36 PM

Chris Rock e Diplo resgatados do desastre do Burning Man após uma caminhada de 6 milhas pela lama

09/03/2023 5:44 PM

John Rich zomba dos críticos culturais e diz que ‘ninguém aguenta mais uma piada’

08/22/2023 3:19 PM

Todd e Julie Chrisley ainda ‘se amam’, apesar de não falarem da prisão enquanto a família filma novo reality show

08/18/2023 4:59 PM

A dieta líquida de Shania Twain a ajuda a evitar um ‘pesadelo’ contratempo em show

08/15/2023 3:56 PM

Drake corre para ajudar uma fã quando briga começa após show

08/14/2023 3:27 PM

Luke Bryan ‘lamentavelmente’ cancela outro show por motivos de saúde

08/14/2023 3:21 PM

Estrela de ‘Dick Van Dyke’ teve ‘conflito’ com Mary Tyler Moore durante sitcom de sucesso dos anos 60: ‘Eles nunca ficaram próximos’

08/14/2023 3:07 PM

A estrela de ‘Pretty Little Liars’ ganhou 30 quilos em 1 ano, afirma que 15 médicos não conseguiram diagnosticá-la corretamente

08/12/2023 5:44 PM

Martha Stewart revela como ficou em forma para a capa da Sports Illustrated e a única coisa que nunca fará

08/08/2023 5:30 PM

‘Perigo!’ faz grandes mudanças para mostrar após recente reação sobre as despesas de viagem não pagas dos concorrentes

08/08/2023 5:24 PM

Heidi Klum arrasa usando biquíni nude nas férias de verão na Itália

08/07/2023 4:02 PM

O vocalista do Def Leppard, Joe Elliot, admite que os membros da banda apenas ‘tocam estrelas do rock no palco’

08/07/2023 3:50 PM