Cate Blanchett foi criticada por se descrever como ‘classe média’, apesar do enorme patrimônio líquido relatado
05/24/2024 7:53 PM
A atriz Cate Blanchett foi criticada online depois de se autodenominar “classe média” no início desta semana.
Embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) desde 2016, Blanchett falou durante a conferência de imprensa “ACNUR: Histórias de Deslocados” no Festival de Cinema de Cannes na segunda-feira, discutindo a crise global dos refugiados e a importância de dar voz às pessoas deslocadas.
“Quando olho para os filmes que foram feitos durante a Segunda Guerra Mundial, mesmo que os filmes não – as narrativas não – lidassem diretamente com isso, entendia-se que uma crise global estava acontecendo”, disse Blanchett sobre como, historicamente, o cinema fez referência ao clima geopolítico.
“Era apenas uma textura por trás dos filmes que estavam sendo feitos. E dado que este é um desafio global, uma crise global, fico sempre perplexa sobre por que mais filmes não falam direta ou indiretamente sobre isso”, disse ela. , referindo-se ao deslocamento de milhões de pessoas.
“As histórias [de refugiados] são tão incríveis e inspiradoras”, continuou o australiano. “Há tantas histórias para serem contadas que são tão inspiradoras, incomuns e improvisadas, e me pergunto se todos fomos ensinados a ficar assustados com essas histórias”, considerou ela. “Quanto mais fazemos isso nas nossas narrativas, quanto mais excluímos estas vozes das nossas narrativas, mais as estamos ‘alterando’. E estamos a aumentar a exclusão de pessoas que têm tanto para oferecer.”