Malásia empossa novo rei que promete liderança prática e renascimento econômico
01/31/2024 3:50 PM
O sultão bilionário que governa o estado de Johor, na Malásia, foi empossado como o novo rei do país na quarta-feira, sob um sistema monárquico rotativo único.
O sultão Ibrahim Iskandar, 65 anos, prestou juramento no palácio e assinou o instrumento de proclamação do cargo numa cerimónia testemunhada por outras famílias reais, o primeiro-ministro Anwar Ibrahim e membros do Gabinete. Uma cerimônia de coroação será realizada mais tarde.
Um dos homens mais ricos do país, Sultan Ibrahim possui um extenso império empresarial que vai desde o setor imobiliário até telecomunicações e usinas de energia. O monarca sincero tem laços estreitos com Anwar e o seu governo poderá reforçar o governo de unidade de Anwar , que enfrenta uma forte oposição islâmica.
Nove governantes de estados étnicos malaios se revezaram como reis por mandatos de cinco anos sob o único sistema desse tipo no mundo desde que a Malásia conquistou a independência da Grã-Bretanha em 1957. A Malásia tem 13 estados, mas apenas nove têm famílias reais, algumas com raízes centenárias. Reinos malaios que eram estados independentes até serem reunidos pelos britânicos .
A eleição do Sultão Ibrahim para o trono nacional pelos seus colegas governantes em Outubro era amplamente esperada com base numa ordem de rotação estabelecida. O sultão Nazrin Shah, governante do estado de Perak e próximo na linha de sucessão ao trono, foi reeleito vice-rei.
QUAL É O PAPEL DO REI?
Conhecido como Yang Di-Pertuan Agong, ou Aquele que é feito Senhor, o rei desempenha um papel amplamente cerimonial, já que o poder administrativo é atribuído ao primeiro-ministro e ao Parlamento. O monarca é o chefe nominal do governo e das forças armadas e é altamente considerado o protetor do Islã e da tradição malaia. Todas as leis, as nomeações do Gabinete e a dissolução do Parlamento para eleições gerais requerem o seu consentimento. O rei tem o poder de proclamar uma emergência e perdoar criminosos.
O Sultão Ibrahim sucedeu ao Sultão Abdullah Sultão Ahmad Shah, do estado de Pahang, que presidiu um período tumultuado que incluiu confinamentos devido à COVID-19 e instabilidade política.
A influência política do rei cresceu nos últimos anos. O sultão Abdullah interveio no passado para decidir quem se tornaria primeiro-ministro, incluindo nomear Anwar como primeiro-ministro depois que as eleições gerais de 2022 levaram a um parlamento suspenso.
O Sultão Ibrahim indicou que manterá uma abordagem prática. Ele disse em entrevista ao Singapore Straits Times publicada no mês passado que não gostaria de desperdiçar cinco anos no trono como um “rei fantoche”, mas que se concentrará no combate à corrupção e no aprofundamento da unidade no país. O sultão e outros governantes também alertaram contra as tentativas da oposição de derrubar o governo de Anwar, apelando, em vez disso, à estabilidade política.
QUEM É O SULTÃO IBRAHIM?
Sultan Ibrahim, cuja mãe é inglesa, também fala abertamente sobre questões de bem-estar social e faz viagens anuais na sua moto para conhecer a população do seu estado.
Ele também não escondeu sua riqueza. Na manhã de quarta-feira, o sultão voou de Johor para Kuala Lumpur em seu jato particular, um Boeing 737 dourado e azul. Além de uma frota de jatos, ele possui uma extensa coleção de carros e motocicletas, além de propriedades no exterior. O Sultão Ibrahim é também o único governante com um exército privado – uma condição acordada para que o Estado se junte à atual Malásia.
O elevado perfil empresarial do Sultão Ibrahim – incluindo uma participação no multibilionário projecto de desenvolvimento Forest City, em Johor, com o sitiado promotor chinês Country Garden – suscitou suspeitas em meio a preocupações de um possível conflito de interesses. Ele disse ao Singapore Straits Times que planeja reviver um projeto de ligação ferroviária de alta velocidade com Cingapura e reforçar o problemático projeto Forest City.
Mas o sultão defendeu os seus negócios. Em 2015, ele brincou dizendo que precisa “ganhar a vida, como os malaios comuns”, já que não pode contar com seu subsídio estatal mensal de US$ 5.700.
Sua esposa, Raja Zarith Sofiah, que vem de outra famíliKa real , formou-se em Oxford e é uma escritora prolífica que é autora de vários livros infantis. Eles têm cinco filhos e uma filha.