logo live news
Cine/Tv

Glauber Rocha é homenageado em plataforma de filmes

08/23/2021 9:46 AM

Há 40 anos, em um dia 22 de agosto, falecia Glauber Rocha. Além da filmografia deixada por ele, considerado o principal diretor do Cinema Novo, seu importante legado para a cultura brasileira continua ecoando até as novas gerações de cineastas. A intensidade da vida e da obra de Glauber é sempre digna de homenagens dos que conviveram com ele ou admiram sua trajetória.

E, para celebrar sua existência e contribuição artística, o Curta!On disponibiliza dois documentários sobre o artista: “Rocha Que Voa”, de Eryk Rocha – seu filho -, e “Glauber O Filme, Labirinto do Brasil”, de Silvio Tendler; além do episódio da série “Grandes Cenas” sobre o filme “Terra em Transe”, um dos mais famosos do diretor.

O Curta!On é uma plataforma de streaming do canal Curta!, disponível no NOW da NET/ Claro e em www.curtaon.com.br, que conta com mais de 450 produções organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento.

Confira as produções sobre Glauber Rocha no Curta!On:

Rocha Que Voa – O exílio em Cuba de 1971 a 1972, um dos períodos menos conhecidos da vida do diretor Glauber Rocha, coincide com um período de grande euforia e discussão em torno do papel das artes na revolução social e política dos países da América Latina e do Terceiro Mundo. Glauber, com sua fala barroca e poética, propõe o cinema como o principal instrumento cultural e político para a promoção da unidade latino-americana, servindo como fio condutor para a reconstituição do Cinema Novo brasileiro e do Cinema Revolucionário cubano.

Glauber O Filme, Labirinto do Brasil – Dirigido por Silvio Tendler, o documentário fala sobre a vida e a morte de Glauber Rocha, o polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. Imagens de seu enterro, junto a depoimentos recentes de quem acompanhou sua trajetória explodem na tela num filme que também é tributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário.

Grandes Cenas (Série) – Episódio: “Terra em Transe” – Neste episódio da série “Grandes Cenas”, dirigida por Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno, o montador Eduardo Escorel e o diretor de fotografia Luiz Carlos Barreto comentam a caótica cena da coroação em “Terra em Transe” (1967), de Glauber Rocha, o ápice da verborragia, do barroco e da desconstrução da forma tão presentes nesse marco do Cinema Novo.