logo live news
Cine/Tv

Com sete filmes inéditos no Brasil, 16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema terá início no próximo dia 20

08/12/2021 11:06 AM

Em plataformas digitais da Mostra e do Sesc, evento apresenta gratuitamente sete novos títulos, que refletem sobre temas como o futuro político e as sociedades em transformação num mundo pós-pandemia.  A Mostra tem realização do ICArabe (Instituto de Cultura Árabe), correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Casa Árabe, centro cultural da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Além das exibições, serão promovidos encontros online com diretores e convidados especiais para interação com o público.

O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, com correalização do Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio e patrocínio da Casa Árabe, promoverá, de 20 de agosto a 16 de setembro de 2021, a 16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa.

Realizado exclusivamente online no site mundoarabe2021.icarabe.org  (de 20 de agosto a 2 de setembro, com inscrições gratuitas (serão abertas em breve) e na plataforma Sesc Digital sescsp.org.br/cinemaemcasa  (de 20 de agosto a 16 de setembro), o evento trará sete filmes inéditos no Brasil (veja programação abaixo), reforçando o caráter da diversidade dos países árabes e da aproximação com a sociedade brasileira, como tem sido ao longo de toda a trajetória da mostra, que projetou-se no cenário internacional e integrou-se ao calendário cultural da cidade de São Paulo.

A curadoria da Mostra é de Arthur Jafet, que ressalta: “Na esteira da pesquisa por obras da cinematografia contemporânea do Mundo Árabe, põe-se em xeque a identidade de povos e o ideal de nação que se pretende forjar, sob a ótica crítica de seus diretores que despontam no afã de denunciar temáticas de cunho regional e universal.”

A abertura será realizada dia 19 de agosto, às 19h, online (no canal do ICArabe no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCfmZ3RvF7GUiHcVFgW2FdJg).

Após a abertura, os filmes ficarão disponíveis na plataforma da Mostra a partir do dia 20 – um por semana – e podem ser assistidos pelos usuários cadastrados em quaisquer dias e horários da semana em que estiverem em cartaz nas plataformas, conforme programação abaixo.

Na plataforma Sesc Digital, os filmes também estreiam às sextas – um por semana –, com início no dia 20/8, e ficam disponíveis dentro da série Cinema #EmCasaComSesc. Para assistir, acesse sescsp.org.br/cinemaemcasa. Não há necessidade de cadastro.

Também serão promovidos encontros online com diretores convidados, que serão exibidos no canal do ICArabe no YouTube.

Mais informações em www.icarabe.org