logo live news
mix

Circo de Teatro Tubinho reverencia o Dia do Circo com espetáculos nas tardes deste fim de semana

25/03/2021 11:54

As apresentações ocorrerão ao vivo sexta, sábado e domingo, às 16h, pelo Youtube e Facebook. Diversão garantida para toda a família!

Neste Brasil de tantos talentos, existiu um palhaço que marcou seu nome na memória cultural e afetiva de forma tão intensa, que mesmo a novíssima geração ainda se lembra: Piolin (1897- 1973).  Tanto é que a data do seu nascimento, 27 de março, ficou marcada como o emblemático Dia do Circo. 

A trupe do Circo de Teatro Tubinho, que também tem outros bons motivos para comemorar, afinal, são duas décadas de trajetória, não poderia deixar de registrar o momento com três apresentações divertidas para o fim de semana. É só anotar: sexta-feira, “Tubinho no espeto” (indicação: 14 anos); sábado, “Tubinho e todo mundo em pânico” (indicação: 14 anos); domingo, “Pinocchio” (indicação livre). As apresentações são às 16h com reprises dos espetáculos as segundas, terças e quartas, às 10h.  

O Dia do Circo e os 20 anos da companhia serão, ainda, tema do bate-papo especial em formato virtual, pelas redes sociais do Centro de Memória do Circo, no dia 5 de abril, também às 16h. A temporada iniciou em 12 de março e prossegue até o dia 7 de abril, transmitida pelo canal do YouTube e página do Facebook do elenco. O Circo de Teatro Tubinho é uma das raras companhias que, antes da pandemia, mantinha a tradição de percorrer pelas estradas  – talvez a única de “família tradicional” de lona e de circo-teatro a itinerar ininterruptamente há 20 anos, destaca o artista Pereira França Neto,o popular Tubinho.

A trupe é formada por cerca de 40 artistas. Nesses 20 anos, o empreendimento cresceu em tamanho, abrangência e mérito artístico. Tanto que a família Tubinho conquistou inúmeros admiradores e fãs nas cidades pelas quais passou. O reconhecimento da companhia junto ao público foi confirmado com o recebimento do Prêmio Governador do Estado de São Paulo, na Categoria Circo, por votação popular, para Pereira França Neto (Palhaço Tubinho), em 2011, e para o Circo Teatro Tubinho, em 2017.  

O extenso repertório é composto tanto por peças tradicionais, levadas à cena nos circos brasileiros desde o início do século XX, quanto por adaptações e textos escritos pelo próprio Pereira França Neto, o palhaço Tubinho, além de outros autores contemporâneos, imersos também nesta tradição circense. 

Circo virtual

Com o projeto de apresentações on-line, realizado com apoio do Edital de Fomento ao Circo – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o público tem oportunidade de conferir 12 espetáculos diferentes do variado repertório da trupe, que despertam o lúdico e a poesia.  “Com este formato, o público em casa terá uma experiência análoga a que possibilitamos em nossa lona: a cada dia um espetáculo diferente para assistir”, salienta Tubinho, citando, ainda, a possibilidade do fomento às novas plateias por meio de um “plano de ação continuada, que não se restringe a um evento, mas sim, propõe a apresentação de uma temporada de espetáculos teatrais, que fazem parte um repertório tradicional diverso”. “Antes da pandemia, o coletivo levava à cena, todas as noites, um espetáculo diferente para cerca de 400, 500 pessoas. Desde março de 2020 estamos sem trabalhar na lona e a arrecadação por bilheteria, que nos mantém em atividade, está suspensa”, destaca o artista Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho. 

O Circo de Teatro Tubinho é um circo diferente e faz parte de uma tradição muito popular das décadas de 1920 a 1970, mas que está praticamente extinta nos dias de hoje. Sai de cena a referência de circo com apresentações de malabares, trapézio, acrobacias e globo da morte e entra em cena o circo itinerante de lona, que apresenta um espetáculo teatral diferente a cada noite.