logo live news
Mix

Arquiteta mostra que obra de arte combina com cada estilo de casa

02/16/2021 3:28 PM

Uma residência pode ter a decoração mais incrível do mundo. Mas, se não tiver ao menos uma obra de arte, é uma casa sem vida. Exagero ou não na afirmação, as obras de arte são capazes de adicionar personalidade e exclusividade aos ambientes, complementando o décor quando unidas em sintonia com o mobiliário e os demais elementos utilizados.

Se existe um item considerado democrático este, é sem dúvida, a peça que evoca variadas formas, gostos, referências, estilos e valores. Apaixonada pela expressão artística, a arquiteta Karina Korn, à frente do escritório que leva seu nome, acredita que, isolada em um ambiente ou acompanhada por outras, a curadoria de arte é capaz de transformar o estilo e astral de qualquer espaço.

Primeiramente, um mito a ser desfeito é a relação que liga a arte a um expressivo desembolso financeiro. Tanto para quem busca peças assinadas por artistas renomados ou para aqueles que admiram a expressão artística, mas não buscam a profundidade de quem faz dela um hobby, telas, gravuras e fotografias são as escolhas que propiciam beleza aos ambientes. 

Quando falamos em obras de arte, existe uma afirmação equivocada de que a classificação só compete aos trabalhos de artistas famosos e de altos valores. “Sabemos que a afirmação não é verdadeira. O conceito de arte é algo relativo, pois depende do olhar de quem produz e de quem vê. Não há rigidez, a regra é olhar e gostar”, explica a arquiteta.

Nos projetos de clientes admiradores de determinados nomes ou de estilos e movimentos artísticos, o profissional de arquitetura de interiores trabalha para promover a comunhão das peças com a decoração proposta. O mesmo acontece quando Karina encontra obras de artistas ainda sem tanto reconhecimento no mercado, mas que impressionam pelos trabalhos que realizam. “É uma satisfação me deparar com novos nomes e criar composições incríveis”, afirma Karina. 

Nas ocasiões em que atuou com clientes menos conectados com a cena artística, ela gosta de apresentar profissionais brasileiros em uma curadoria que segue a percepção e o gosto do indivíduo para quem está trabalhando. “Tudo isso acontece por meio do briefing que realizamos lá no início. Na conversa, gosto de entender se ele gosta de arte, se tem alguma peça em seu acervo ou se reservou uma verba para tal. Muitas vezes, uma saída muito interessante são obras de urban art que expressam um viés mais contemporâneo”, detalha. Para quem já galgou alguns passos na arte, mas não dispõe de um orçamento mais robusto, a dica de Karina para garimpar a tela dos sonhos é frequentar leilões e galerias.

O tipo de obra de arte ideal para cada tipo de ambiente

Segundo Karina, o ponto de partida para incluir obras de arte em um ambiente é analisar o estilo do espaço, que dirá se a peça será única ou acompanhada por outras – desde que haja convergência entre elas. “Existem pessoas que gostam tanto de arte que fazem de suas casas verdadeira galerias”, relata.

Em vias de regra, um décor clássico abre frente por escolhas mais sóbrias – geralmente, telas que revelam paisagens, retratos ou mesmo obras abstracionistas. Além disso, costumam ser acompanhadas por molduras, fechando a unidade com o restante da decoração.

Para os ambientes minimalistas, as mais indicadas são as obras com menos elementos e mais discretas, dispensando a presença das molduras. Segundo Karina, as telas registram pinturas com cores sólidas – normalmente com uma ou pouco mais de uma cor. Fotografias também costumam condizer com um décor pautado nessa proposta. 

Para os amantes de arte, os estilos moderno e contemporâneo são os mais permissivos e é, por meio deles, que a criatividade pode – e deve! – entrar em ação para valer. Desde as cores, até as formas, praticamente tudo está liberado. A arte pode unir telas e fotos do seu acervo e até mesmo o lado afetivo, como uma ilustração feita pelo filho do cliente em um trabalho escolar. “Aqui podemos ousar sem medo. As cores podem ser discretas, marcantes, misturadas. Outra opção muito bacana também é misturar com outros estilos. Peças clássicas comungadas com minimalistas podem exteriorizar espaços magníficos”, finaliza a arquiteta.



Mais do LiveNews

Steven Tyler, o mais recente cantor famoso do Aerosmith, enfrenta problemas de voz que podem acabar com sua carreira

09/14/2023 3:07 PM

Maravilhas de um só sucesso que resistiram ao teste do tempo

09/12/2023 5:06 PM

Fãs de ‘Roda da Fortuna’ furiosos após a estreia da temporada serem pressionados a favor do futebol: ‘Vergonha!’

09/12/2023 4:36 PM

Chris Rock e Diplo resgatados do desastre do Burning Man após uma caminhada de 6 milhas pela lama

09/03/2023 5:44 PM

John Rich zomba dos críticos culturais e diz que ‘ninguém aguenta mais uma piada’

08/22/2023 3:19 PM

Todd e Julie Chrisley ainda ‘se amam’, apesar de não falarem da prisão enquanto a família filma novo reality show

08/18/2023 4:59 PM

A dieta líquida de Shania Twain a ajuda a evitar um ‘pesadelo’ contratempo em show

08/15/2023 3:56 PM

Drake corre para ajudar uma fã quando briga começa após show

08/14/2023 3:27 PM

Luke Bryan ‘lamentavelmente’ cancela outro show por motivos de saúde

08/14/2023 3:21 PM

Estrela de ‘Dick Van Dyke’ teve ‘conflito’ com Mary Tyler Moore durante sitcom de sucesso dos anos 60: ‘Eles nunca ficaram próximos’

08/14/2023 3:07 PM

A estrela de ‘Pretty Little Liars’ ganhou 30 quilos em 1 ano, afirma que 15 médicos não conseguiram diagnosticá-la corretamente

08/12/2023 5:44 PM

Martha Stewart revela como ficou em forma para a capa da Sports Illustrated e a única coisa que nunca fará

08/08/2023 5:30 PM

‘Perigo!’ faz grandes mudanças para mostrar após recente reação sobre as despesas de viagem não pagas dos concorrentes

08/08/2023 5:24 PM

Heidi Klum arrasa usando biquíni nude nas férias de verão na Itália

08/07/2023 4:02 PM

O vocalista do Def Leppard, Joe Elliot, admite que os membros da banda apenas ‘tocam estrelas do rock no palco’

08/07/2023 3:50 PM