“O Queen é um dos grupos mais supervalorizados da história. ‘Bohemian Rhapsody?’ O que é isso?”, diz Alan Niven, ex-agente do Guns N’ Roses
08/12/2025 7:42 PM
O empresário neozelandês Alan Niven, que administrou a carreira do Guns N’ Roses durante o sucesso do álbum “Appetite for Destruction” e da sequência dupla “Use Your Illusion”, até ser dispensado em 1991 por desentendimentos com o cantor Axl Rose, relembrou como Axl interpretava o conceito da obra dupla e como o temperamental vocalista se inspirou em Queen, Led Zeppelin e Rolling Stones para criar algo grandioso em “Use Your Illusion”.
Em nova entrevista à revista Ghost Cult Magazine, ele comentou sobre aquele período e afirmou que o Queen é “um dos conjuntos mais superestimados”:
“Isso com certeza fez parte. E, veja, todos temos nossos pontos de vista e percepções. Vou deixar claro agora: considero o Queen um dos grupos mais supervalorizados que já existiram. Meu Deus, o que eles eram? E digo mais: a primeira gravação que ouvi do Queen foi um compacto chamado Keep Yourself Alive.
Achei ótimo, e eu estava passando por dificuldades na época, aquilo me marcou, pensei: ‘É uma declaração, um hino que vai me fazer sentir melhor com o que estou vivendo’. E, para mim, daí em diante foi só declínio. Bohemian Rhapsody? Tanto faz. Que diabos é isso?”
Ao refletir sobre as “ambições grandiosas” de Axl, Niven declarou:
“Eu entendo perfeitamente que Axl tinha uma autoimagem monumental – convivi com isso. E vou dizer algo que provavelmente vai irritar muita gente: November Rain foi a obra-prima dele. Para mim, é quase uma pintura por números, mas é boa. Não é a segunda vinda de Stairway to Heaven, certo? Mas é boa.
Guardamos November Rain [das sessões de Appetite for Destruction] porque ele não a tinha finalizado, e precisávamos de material para manter na reserva para quando voltássemos depois do primeiro disco, para termos base.”
Ele continuou:
“Mas havia mais. Não eram apenas ideias grandiosas. Imagine-se deitado na cama pensando: ‘Appetite vendeu 3 milhões, 5 milhões, 8 milhões… Como vamos superar isso?’ E parte do raciocínio do Axl – e havia lógica nisso – era: vai ser impossível comparar qualquer coisa que lançarmos com Appetite. Então vamos soterrar as expectativas.
Vamos lançar um projeto duplo com tanto conteúdo que ninguém consiga compará-lo imediatamente a Appetite e que a reação seja de indiferença. Vamos sobrecarregar a audiência. Eu entendi. Também percebi que, ao lançar um trabalho duplo, seríamos detonados pela crítica – excessivo, pretensioso.
A questão financeira me preocupou, porque estávamos falando de um produto que custaria cerca de 30 dólares, em vez de um simples álbum de 15 dólares, e nosso público era basicamente formado por trabalhadores.”
Notícias relacionadas
Mais do LiveNews
Warning: Undefined variable $exclude_exclude_music in /home/u197019254/domains/livenews.com.br/public_html/wp-content/themes/livenewsbendev/single.php on line 110