Ator João Acaiabe morre aos 76 anos vítima de Covid-19
04/01/2021 7:02 PM
Morreu hoje o ator João Acaiabe, mais uma vítima da Covid-19 no Brasil. Conhecido por seus papéis no Sítio do Pica-Pau Amarelo e na novela Chiquititas, ele foi diagnosticado com o coronavírus no último dia 15 de março. Ele sofria também de insuficiência renal crônica e aguardava por um transplante de rim desde o ano passado.
No dia em que foi internado, os idosos de sua faixa etária começaram a ser vacinados. Na véspera, ele chegou a celebrar a iminência de receber a imunização nas redes sociais.
Porém, seu quadro piorou e ele foi internado no dia 21. No dia 31 ele foi intubado e morreu hoje após sofrer duas paradas cardíacas.
O ator iniciou sua carreira artística ainda na adolescência, trabalhando como locutor de rádio. Estudou teatro na Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD) e, nos anos 1970 e 1980, trabalhou com Plínio Marcos nas peças Barrela e Jesus Homem.
Ele também atuou em 4 novelas na TV Tupi, antes de ir para a TV Cultura, entre 1978 e 1983, onde conquistou destaque no programa infantil Bambalalão, onde contava histórias para as crianças que ficavam na plateia
Em seguida, na TV Bandeirantes, atuou em diversas novelas, até chegar a Rede Globo, em 1985, para “Tenda dos Milagres”, de Aguinaldo Silva. No ano seguinte, estrelou o curta-metragem “O Dia em que Dorival Encarou a Guarda”, dirigido por Jorge Furtado e José Pedro Goulart, que lhe rendeu o prêmio de melhor ator e o Kikito, prêmio máximo do Festival de Gramado.
João Alcaiabe participou de ao menos 23 filmes, como “Eles Não Usam Black-tie” (1981) e “Casa de Areia” (2005), ambos com Fernanda Montenegro. Entre 2001 e 2006, deu vida ao Tio Barnabé, no Sítio do Picapau Amarelo, e, em 2018, participou da novela “Segundo Sol” como o pai de santo Didico, na TV Globo. Mais recentemente, entre 2013 e 2015, atuou como Chefe Chico, no remake de “Chiquititas”, no SBT.
O enterro será na cidade de Espírito Santo do Pinhal, na região de Campinas, interior de São Paulo, onde nasceu.