Fisher Stevens lamenta o papel de ‘Curto Circuito’, onde interpretou um personagem indiano: ‘Definitivamente me assombra’
05/12/2021 10:07 AM
Fisher Stevens realmente lamenta ter aparecido como um personagem indiano em brownface no filme ” Curto Circuito ” de 1986 e sua sequência subsequente.

Stevens, que nasceu em Chicago, interpreta Ben Jabituya na comédia de ficção científica sobre dois cientistas cujo robô avançado ganha consciência. Embora o personagem do robô Johnny 5 ainda seja reverenciado como um marco nas comédias dos anos 1980, o papel de Stevens e o subsequente escurecimento de sua pele para aparecer como um homem indiano são frequentemente criticados até hoje por retratar um estereótipo e assumir o papel de um indiano ator.
Em declarações ao Yahoo Entertainment , Stevens explicou que concorda com as críticas e se sente culpado pelo papel em retrospecto.
“Isso definitivamente me assombra”, disse ele ao outlet. “Ainda acho que é um filme muito bom, mas nunca faria essa parte novamente. O mundo era um lugar diferente em 1986, obviamente.”
Stevens observa que o papel era para “um cara branco” quando ele inicialmente leu o roteiro e se inscreveu para participar do filme. No entanto, em algum momento, as mentes por trás do filme decidiram mudar as coisas e fazer do personagem um homem indiano. Na época, Stevens era um jovem ator sem força para voltar atrás na decisão.
“Eles reescreveram e disseram, ‘Você pode tocar?’ Eu disse: ‘Sim, eu consigo. Deixe-me aprender.’ É uma coisa estranha quando você tem 21 anos e está tentando conseguir um emprego “, explicou ele.
Em um esforço para mitigar a decisão de escalar uma pessoa branca para um papel indiano, ele tentou o seu melhor na época para estudar a cultura indiana para retratar o papel da forma mais autêntica que podia, até mesmo se mudando para a Índia por um mês antes das filmagens “Curta Circuito 2 “, lançado em 1988.
Apesar de estudar e depois expressar seu pesar, o papel de Stevens como Jabituya foi usado inúmeras vezes como um exemplo de branqueamento de Hollywood. Mais notavelmente na série do Netflix do comediante Aziz Ansari, ” Master of None “.
“Tenho amigos indianos e ainda estão com raiva de mim. Eles ficam tipo, ‘O que você estava pensando?'”, Explicou Stevens ao Yahoo Entertainment. “Minha esposa [Alexis Bloom] também não está feliz com isso. Ela fica me dizendo: ‘Olha o que você fez!'”
Embora seja considerado por muitos como a pior parte da franquia de filmes, Stevens ainda acredita que a história tem pernas nos dias modernos e estaria aberta para uma reinicialização, desde que as mentes por trás dela fizessem uma mudança muito importante.
“Eu acho que seria um ótimo filme para reiniciar, e simplesmente não me escalar,” ele disse enquanto ria.
Stevens se junta ao ator Hank Azaria, que recentemente emitiu um pedido de desculpas por dar voz ao personagem Apu Nahasapeemapetilon em “Os Simpsons”.
“Eu estava falando na escola do meu filho, estava conversando com as crianças indianas porque queria saber sua opinião”, disse Azaria durante uma aparição no podcast “Armchair Expert” (via The Hollywood Reporter ). “Um jovem de 17 anos … ele nunca viu ‘Os Simpsons’, mas sabe o que Apu significa. É praticamente um insulto neste ponto. Tudo o que ele sabe é como seu povo é pensado e representado por muitas pessoas em este país.”
Notícias relacionadas
Mais do LiveNews
Warning: Undefined variable $exclude_exclude_music in /home/u197019254/domains/livenews.com.br/public_html/wp-content/themes/livenewsbendev/single.php on line 110