Maestro João Carlos Martins realiza primeiros concertos de 2021 no Teatro Gazeta
02/17/2021 1:34 PM
Maestro João Carlos Martins abre a agenda da Bachiana Filarmônica SESI-SP em dois concertos presenciais e gratuitos, realizados através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo
O maestro João Carlos Martins, que em 2020 alcançou números expressivos – 1,750 milhão de visualizações em mais de 30 lives, além de ter viralizado na internet um vídeo tocando Mozart ao piano com suas novas luvas biônicas, com a marca de 33 milhões de visualizações – abre 2021 em dois concertos presenciais e gratuitos, no Teatro Gazeta, nos dias 23 e 24 de fevereiro, através Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Serão dois concertos com o mesmo repertório, porém, variando as vozes nos solos, com o tenor Jean William, em 23/2, e a jovem atriz e cantora Maria Clara Mascellani, em 24/2. As apresentações contarão com intérprete de libras e audiodescrição.
O concerto se inicia com o compositor italiano do período barroco Alessandro Marcello e seu Oboé Concerto – depois transcrito por J.S.Bach para o cravo – com a participação dos solistas Peter Apps (oboé) e Bruno Lourensetto (Trompete Piccolo).
As Quatro Estações, mais famosa das obras de Vivaldi, exemplo revolucionário da música barroca italiana, será representada em dois de seus movimentos: Primavera, com solo de Felipe Santarelli (violino), e Inverno.
O repertório segue com o Prelúdio, primeiro movimento das Bachianas Brasileiras nº 4, composta por Heitor Villa-Lobos entre 1930 e 1941 originalmente para piano, que em 1942 ganhou uma transcrição para orquestra.
Originalmente gravada pela cantora canadense Celine Dion em dueto com o tenor italiano Andrea Bocelli, The Prayer, do produtor musical, compositor e arranjador canadense David Walter Foster e Carole Bayer Sager, para o filme A Espada Mágica – A Lenda de Camelot, será interpretada pelo tenor Jean William no primeiro concerto e por Maria Clara Mascellani no segundo. O revezamento de repete em Hallelujah, de Leonard Cohen – canção incluída em trilhas sonoras de filmes como Shrek, originalmente composta em compasso 12/8 e em dó maior, traz em sua progressão harmônica na primeira estrofe de sua letra uma referência metamusical: goes like this, the fourth, the fifth, the minor fall, and the major liftI (segue com dó, fá, sol, lá menor e fá). Em Carinhoso, composição de Pixinguinha e considerada nosso “segundo hino nacional”, novamente Jean e Maria Clara se alternam no solo
Agora ao piano, Martins executa um dos marcos do nuevo tango, a Balada para un Loco, resultado da frutífera parceria ente Astor Piazzola e o poeta uruguaio Horácio Ferrer, lançada em 1969 na voz da cantora Amelita Baltar no Festival de Buenos Aires de la Canción y la Danza.
Ainda ao piano, com o auxílio de um violino, Martins brinda a plateia com o tema principal da lírica trilha composta por Nigel Hess e que lhe rendeu uma indicação ao Classical BRIT Awards de Melhor Compositor de Trilha Sonora, Ladies in Lavender. Para o encerramento de cada noite de concerto, a canção popular italiana Bella Ciao.