Mix

Padre Fábio de Melo lança novo livro

03/27/2021 12:16 PM

Analisar a vida, a partir da perspectiva da morte, é o tema do novo livro do padre Fábio de Melo. Publicado pela Editora Planeta, A hora da essência sugere a importância de cuidar de si mesmo em toda a existência, e não somente quando se está prestes a morrer.

As reflexões surgem por meio da comovente história de uma paciente com câncer, Sofia, e suas conversas com uma das enfermeiras, Ana. Mesmo de férias, esta decide cuidar da recém-chegada ao hospital para tratamento, com um fim anunciado pelo diagnóstico médico. A partir deste encontro, entre sorrisos e lágrimas, uma nova perspectiva se apresenta para a paciente.

As mãos de Ana dançam delicadamente sobre a   minha cabeça. O carinho me devolve ao tempo em que me deitava no colo de meu pai.
Ele tinha o hábito de fazer carinho em mim, assim como agora Ana o faz. A ternura dos gestos ultrapassa o corpo que recebe. É na alma que ele derrama seus melhores efeitos. A mão que afaga acorda o que em mim é imaterial. (A hora da essência, p. 45)

A partir da percepção de Sofia sobre seu estado de saúde, a relação com a enfermeira e os diálogos entre as protagonistas, a narrativa  aprofunda questões que antecedem a doença. Ao longo do livro, a paciente-narradora resgata também as dolorosas recordações sobre as escolhas feitas, principalmente em torno do filho e o abandono do ex-marido.

A hora da essência é prefaciada pela médica e também escritora Ana Cláudia Quintana Arantes, a quem o padre dedica a obra. Autora do best-seller A morte é um dia que vale a pena viver, Ana afirma que, diante da morte, não é possível viver a partir de teorias. “A verdade não é uma teoria, é uma experiência”. Tanto é que Sofia, antes de morrer, toma atitudes para recuperar o que havia deixado para trás.

De vez em quando a vida nos surpreende em absoluto desgoverno. Tudo fora, alheio, exilado. Mas há outros momentos em que nos surpreende em absoluta concordância. Tudo dentro, consciente e reconciliado. A hora da essência talvez seja isso. O turno da vida em que a liturgia das horas nos põe num caminho só: o que nos faz chegar a nós mesmos(A hora da essência, p. 87)



Mais do LiveNews


Warning: Undefined variable $exclude_exclude_music in /home/u197019254/domains/livenews.com.br/public_html/wp-content/themes/livenewsbendev/single.php on line 110

Zakk Wylde sobre derradeira atuação com Ozzy: “Eu não imaginava que seria o fim”

11/11/2025 10:42 AM

Pré estreia carioca do filme “O Agente secreto”, a grande aposta brasileira para o Oscar 2026

10/31/2025 5:56 PM

Overkill inicia gravações de novo álbum antes do fim do ano, revela Bobby Blitz

10/31/2025 3:52 PM

Megadeth revela oito faixas do novo álbum autointitulado, com lançamento em janeiro de 2026

10/30/2025 5:15 PM

“Painkiller”, do Judas Priest, volta às paradas britânicas após mais de 30 anos

10/30/2025 5:03 PM

Wanted: nova geração prova que o Heavy/Hard oitentista está mais vivo do que nunca

10/26/2025 11:01 AM

Axl Rose está de volta! Vocalista se irrita, chuta bumbo da bateria e atira microfone durante show em Buenos Aires

10/20/2025 8:10 PM

Masterplan: Roland Grapow revela detalhes do novo álbum “Metalmorphosis”, previsto para 2026

10/14/2025 8:13 PM

Novo intérprete de Jesus em continuação de A Paixão de Cristo é anunciado; elenco passa por reformulação completa

10/14/2025 8:08 PM

Vanden Plas adia apresentações devido a problema de saúde do vocalista Andy Kuntz

10/13/2025 7:02 PM

Benediction: “ninguém tem o direito de reivindicar a criação do Death Metal”

09/28/2025 9:29 AM

Ozzy Osbourne ganha primeiro lançamento póstumo em colaboração com Judas Priest

09/27/2025 4:53 PM

Dogma: “nossa arte e nosso discurso são ferramentas nesta guerra cultural contra ideologias que procuram restringir a sociedade”

09/25/2025 5:19 PM

Gwar sofre críticas após encenar estripamento de Donald Trump em festival nos EUA

09/24/2025 5:26 PM

Guns N’ Roses anuncia turnê pela América do Sul com cinco shows no Brasil

09/23/2025 9:52 AM