Gayle King se irrita com o vídeo manipulado de IA de sua empresa de perda de peso: ‘Não se deixe enganar’
10/04/2023 7:10 PM
O ator Tom Hanks e a estrela do YouTube MrBeast também foram recentemente vítimas de golpes de IA
A personalidade da televisão americana Gayle King alertou seus seguidores sobre os perigos da inteligência artificial (IA) depois que ela foi vítima de um vídeo manipulado.
Um vídeo de King circulou no Instagram no qual ela parecia promover vários produtos para perda de peso de uma empresa conhecida como Artipet. A postagem patrocinada apareceu no feed de muitos dos um milhão de seguidores do apresentador do “CBS Mornings”.
“Senhoras, honestamente, eu não esperava que minha perda de peso gerasse tantas perguntas. Minhas mensagens diretas no Instagram estão transbordando”, pode-se ouvir King dizendo no vídeo. “Em vez de responder cada um individualmente, resolvi fazer um post sobre isso. Acesse agora mesmo o link e saiba mais sobre o meu segredo.”
Embora o vídeo parecesse legítimo para muitos, alguns usuários do Instagram com olhos de águia notaram que algumas das palavras de King não combinavam com seus lábios e sua voz parecia carecer da emoção adequada.
O vídeo finalmente chamou a atenção de King, que explicou que o vídeo estava manipulando um vídeo autêntico dela para promover falsamente uma série de serviços de perda de peso.
“As pessoas continuam me enviando este vídeo e perguntando sobre este produto e eu não tenho NADA a ver com esta empresa”, escreveu ela em um post no Instagram.
King revelou que o conteúdo fabricado usou um vídeo promocional de 31 de agosto de seu programa de rádio para enganar os telespectadores.
“Nunca ouvi falar deste produto nem o usei! Por favor, não se deixe enganar por esses vídeos de IA”, acrescentou ela.
Representantes de King solicitaram que o vídeo falso fosse removido várias vezes.
Ela não é a primeira celebridade a ser vítima da IA.
Um dia antes, o ator Tom Hanks alertou que alguém usou a tecnologia para criar um vídeo dele divulgando os benefícios de um plano odontológico.
O vídeo mostrava o vencedor do Oscar de 67 anos, ainda mais jovem, vestido com uma camisa preta e paletó combinando.
“CUIDADO!! Há um vídeo por aí promovendo um plano odontológico com uma versão minha de IA. Não tenho nada a ver com isso”, disse Hanks a seus 9,5 milhões de seguidores no Instagram.
Hanks já havia expressado preocupação com os perigos da IA, dizendo ao apresentador de podcast Adam Buxton que ele poderia lançar filmes que pudessem mostrá-lo em qualquer idade “de agora até o reino chegar”.
“Eu poderia ser atropelado por um ônibus amanhã, e é isso, mas as performances podem continuar indefinidamente. E fora do entendimento de que isso foi feito com IA ou deepfake, não haverá nada que lhe diga que é não eu”, disse Hanks. “Esse é certamente um desafio artístico, mas também legal.”
No domingo, a personalidade do YouTube, MrBeast, criticou um vídeo do TikTok que parecia mostrá-lo oferecendo iPhones de 2 dólares para espectadores afortunados, chamando-o de “anúncio fraudulento deepfake”.
“Se você está assistindo a este vídeo, você é uma das 10.000 pessoas sortudas que ganharão um iPhone 15 Pro por apenas US$ 2”, dizia o anúncio falso aos telespectadores. “Sou MrBeast e estou fazendo a maior distribuição de iPhone 15 do mundo. Clique no link abaixo para reivindicar o seu agora.”
MrBeast, que tem 188 milhões de seguidores no YouTube, questionou como a tecnologia de IA poderia ser usada e difundida nas redes sociais.
“As plataformas de mídia social estão prontas para lidar com o aumento dos deepfakes de IA? Este é um problema sério”, disse ele.