Estrela de ‘Dick Van Dyke’ teve ‘conflito’ com Mary Tyler Moore durante sitcom de sucesso dos anos 60: ‘Eles nunca ficaram próximos’
08/14/2023 3:07 PM
A ex-estrela infantil Rose Marie estrelou como Sally Rogers em ‘The Dick Van Dyke Show’ antes de aparecer em ‘The Doris Day Show’
“The Dick Van Dyke Show” ainda é considerado uma das maiores comédias da TV , mas nem sempre foi motivo de riso quando as câmeras pararam de rodar.
Rose Marie, uma ex-estrela infantil que disparou ainda mais para a fama no seriado de sucesso, enfrentou algumas tensões com a co-estrela Mary Tyler Moore. Rose Marie, que faleceu em 2017 aos 94 anos, completaria 100 anos em 15 de agosto.
Em comemoração, o espólio da falecida atriz está lançando “Rose Marie Sings: The Complete Mercury Recordings & More”, que apresenta 29 canções clássicas, incluindo adições raras.
Pouco antes de sua morte, Rose Marie foi tema de um documentário, “Wait for Your Laugh”, que está atualmente disponível para streaming.
Sua filha, Georgiana “Noopy” Guy Rodrigues, disse à Fox News Digital que sua mãe e Moore nunca tiveram a chance de se conhecer. Moore faleceu em 2017 aos 80 anos.
“Mary estava de pé e chegando”, explicou Rodrigues. “Houve um pequeno conflito entre minha mãe e Mary no programa. Originalmente, minha mãe foi informada de que o programa era sobre os roteiristas. E então, conforme o programa progredia, começou a se voltar mais para a vida doméstica com Dick e Mary.”
“Eles nunca se aproximaram”, acrescentou Rodrigues.
O programa da CBS durou de 1961 a 1966. Foi o primeiro grande papel de Moore na TV . Como a jovem e glamorosa esposa do personagem de Dick Van Dyke, ela trocou famosos vestidos de casa por calças Capri mais modernas. Os espectadores rapidamente ficaram cativados pelo cônjuge sonhador, mas muitas vezes exausto.
“Mary não era tão extrovertida a ponto de [ser] gentil com todos porque ela era nova”, disse Rodrigues. “Ela estava começando. Ela estava aprendendo. E minha mãe mais tarde admitiu… ela disse, ‘Eu provavelmente estava com um pouco de ciúmes porque ela recebia muita atenção e tudo mais.’ À medida que o programa avan
Em sua última entrevista por telefone antes de sua morte, Rose Marie disse à Fox News Digital que passava mais tempo com seus colegas de elenco masculinos no set.
“Mary Tyler Moore era nova e muito bonita”, explicou ela na época. “E todo mundo ficou louco por ela. Ela era muito feminina, muito charmosa. Eu estava sempre com os meninos. Nunca estive nessa posição. Eu saía com [o criador do show] Carl [Reiner] e Dick. Mary era muito, muito ocupada se tornando uma estrela. Mesmo no primeiro dia em que estávamos ensaiando, ela disse: ‘Vou fazer meu primeiro show.’ Eu dizia: ‘Por que você não espera até fazermos este primeiro?’ Mas Mary, ela era muito empreendedora. Ela aprendeu muito com todos nós. E todos nós a ajudamos.
A série contava a história do escritor de comédia Rob Petrie, interpretado por Van Dyke, e suas desventuras no escritório e em casa. Rodrigues disse que sua mãe foi a primeira a ser escalada.
“Na época, Dick Van Dyke não era muito conhecido”, disse ela. “Carl Reiner e [o produtor executivo] Sheldon Leonard a escalaram primeiro para o show. Eles disseram: ‘Vamos fazer esse show com Dick Van Dyke.’ E ela disse: ‘O que é um Dick Van Dyke?’ Eles disseram, ‘Ele é um cara. Ele canta na Broadway agora. Ele está em um show da Broadway.’… E então ela perguntou a Carl, ‘Quem você tem para o segundo escritor?’ E eles disseram: ‘Bem, ainda não o escalamos’. Ela diz: ‘Por que você não pega Morey Amsterdam?’ Foi assim que Morey entrou no programa.”
Embora as mulheres nunca tenham se unido, Rose Marie desenvolveu uma grande amizade com Van Dyke , 97.
“Dick era uma das pessoas mais fáceis de se conviver no mundo”, disse Rodrigues. “Ele nunca foi um problema – nunca. Você poderia dizer, ‘Dick, vá até lá e fique de pé em suas mãos.’… Ele iria embora… Nós nos tornamos próximos de Dick. Eu me tornei muito próximo da filha de Dick.”
“Quando você pensa sobre isso, [minha mãe] estava em um escritório com outros dois caras [da série]”, compartilhou Rodrigues. “Ela estava ganhando o mesmo salário, e ela era igual. Mais tarde, Mary teve seu show. E Marlo Thomas teve seu show. Mas tudo isso veio depois. Isso não aconteceu antes de ‘The Dick Van Dyke Show.’ E Marta Kauffman, que escreveu ‘Friends’, disse: ‘Se eu não tivesse visto [a personagem] Sally Rogers naquele programa, não estaria onde estou.’ Esse é o tipo de marca que ela deixou naquele show.”
Às vezes, Rose Marie batia de frente com seu amigo Reiner, ressentida por Moore ter recebido mais destaque do que ela no programa. Reiner, falando em “Wait for Your Laugh”, respondeu sem rodeios. “Usei uma linguagem muito forte”, lembrou ele. “Eu disse: ‘Vocês dois têm pernas lindas. Eles querem ver as pernas dela’.”
Reiner morreu em 2020 aos 98 anos.
Rose Marie foi indicada a três prêmios Emmy durante seu tempo no “The Dick Van Dyke Show”. A série foi indicada para um total de 25 e ganhou 15, informou o The New York Times.
Depois que “The Dick Van Dyke Show” acabou, o mesmo aconteceu com os resíduos de Rose Marie, disse Rodrigues.
“Isso durou apenas cinco anos”, disse Rodrigues. “Uma das coisas que eu insisti em colocar no documentário dela foi que os resíduos parassem depois das cinco. Como o show ainda está rodando e rodando constantemente, as pessoas pensaram, ‘Oh meu Deus, ela deve estar rolando nele.’ Bem, o residual naqueles dias não é como é agora. Então, depois de 1965, ela nunca ganhou um dólar com aquele show… Tantas pessoas não sabiam disso… Então, depois disso, ela queria continuar trabalhando.
Rose Marie passou a ter um papel recorrente na segunda e terceira temporadas de “The Doris Day Show”. Ela e o namorado da América tornaram-se amigos rapidamente.
“Ela adorava Doris Day”, disse Rodrigues. “Eles realmente se tornaram bons amigos. Acho que minha mãe conversou com Doris dois dias antes de ela falecer. Ela amava Doris porque Doris era muito profissional. Ela sabia tudo o que tinha que ser feito. Ela conhecia as pessoas certas, a equipe e todos isso. E, claro, os dois eram grandes amantes dos animais. Adotamos um cachorro durante o ‘The Doris Day Show’ chamado Scruffy.
“Ela adorava trabalhar com Doris”, continuou Rodrigues. “Era um relacionamento que, mesmo anos depois, eles ligavam e conversavam como namoradas. Doris estava morando em Carmel. Ela ligava, ou a mãe ligava e dizia: ‘Ei, Dodo.’… Foi maravilhoso. relacionamento. Ela a admirava tanto… Em seu primeiro dia no set, ela voltou e disse: ‘Uau, isso é fantástico. Isso é ótimo.’… Essa é Doris Day.”
Durante sua vida, Rose Marie teve orgulho de interpretar Sally Rogers, uma rara personagem de sitcom na época que não era “esposa, mãe ou empregada doméstica”, ela twittou em 2017. Por quase um século, ela também liderou uma carreira na teatro, rádio, casas noturnas e cinema. Ela também era regular em “Hollywood Squares”.
Rose Marie costumava afirmar que teve a carreira mais longa da história do entretenimento. Ela recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 2001.
Durante sua última entrevista por telefone, Rose Marie disse à Fox News Digital que os quadrinhos de hoje mudaram a indústria.
“Eu acho que eles são terríveis”, ela admitiu. “Isso é direto o suficiente? Em primeiro lugar, eles são imundos. Todos eles usam palavras de quatro letras. Ser engraçado não é usar palavras de quatro letras. Morey [Amsterdam] me ensinou isso. Ele disse: ‘Se você tiver que usar palavras de quatro letras, você não é engraçado.’ E é verdade! Eles usam palavrões para chocar. Eles não são engraçados. Não posso rir deles… Todos os grandes quadrinhos se foram… Apenas preste atenção da próxima vez e você entenderá o que quero dizer.”
Hoje, Rodrigues espera que o novo álbum apresente um novo público para sua mãe.
“Tem todo um grupo de gente que é jovem e nem sabe quem ela foi, a não ser pela televisão”, disse Rodrigues. “‘Dick Van Dyke’ foi uma grande parte de sua vida. Ela adorou. Mas foram cinco anos de sua vida, o que realmente não é muito tempo.”