Mix

Marketing Digital e BBB21: estratégias de mídia e inversão de fama

02/20/2021 4:00 PM

Quem nunca deu uma espiadinha na casa mais vigiada do Brasil, não é mesmo? Apesar de ser um reality show antigo, que teve início nos anos 2000, a cada ano que passa o Big Brother Brasil surpreende o público com um engajamento maior que o da edição anterior. Mas o que explica esse sucesso? A resposta é simples: mais que um programa de TV, o BBB se transformou no mais novo jeito de fazer marketing digital.

Na 20ª edição do programa, o reality inovou ao trazer influenciadores digitais para o jogo. Além de engajar o público a assistir – afinal, quem não gostaria de acompanhar seu ídolo 24 horas por dia na TV? –, as vantagens se estenderiam também às figuras públicas, que poderiam se beneficiar com a aparição em horário nobre em uma das emissoras mais assistidas do Brasil. Não poderia dar errado, não é mesmo? A 21ª edição está nos mostrando que sim.

Se você não acreditava na importância de uma boa estratégia de marketing digital, tenho certeza que agora vai concordar comigo: enquanto uma publicidade bem feita pode trazer milhares de novos seguidores, um posicionamento mal elaborado pode derrubar uma carreira. Prova disso são os acontecimentos recentes do programa, em que alguns participantes estão apresentando incoerência de discurso, ou seja, mostrando atitudes diferentes daquelas que costumavam pregar no mundo virtual.

Karol Conká entrou na casa com 1,5 milhão de seguidores e, desde o início do programa, já perdeu 200 mil fãs. E os danos à sua imagem não param por aí. Além da defasagem numérica no Instagram, principal rede social da cantora, ela já sofreu diversas quebras contratuais que, juntas, somam mais R$ 400 mil reais. Por outro lado, Lucas Penteado passou de 178 mil seguidores para 8,2 milhões, um crescimento de mais de 4000% em sua conta comercial. Lucas, apesar de ter entrado no reality no grupo “camarote”, era o único dos companheiros com menos de 1 milhão de seguidores.

Mas afinal, participar do Big Brother Brasil é bom ou ruim para a carreira de famosos? Depende da sua estratégia de marketing digital. Muitos profissionais, especialmente do ramo artístico, se esforçam para passar uma determinada imagem que, no fundo, não representa a verdadeira essência dessas pessoas. Contudo, é a consistência de pensamento que gera credibilidade à marca a longo prazo. Se você está começando uma carreira agora, a dica é: busque sua essência e seja você mesmo, inclusive com seus defeitos.

*Fernando Faiad Soni é sócio fundador da agência de marketing digital Stardust (https://stardust.digital)

*Por Fernando Faiad Soni

Quem nunca deu uma espiadinha na casa mais vigiada do Brasil, não é mesmo? Apesar de ser um reality show antigo, que teve início nos anos 2000, a cada ano que passa o Big Brother Brasil surpreende o público com um engajamento maior que o da edição anterior. Mas o que explica esse sucesso? A resposta é simples: mais que um programa de TV, o BBB se transformou no mais novo jeito de fazer marketing digital.

Na 20ª edição do programa, o reality inovou ao trazer influenciadores digitais para o jogo. Além de engajar o público a assistir – afinal, quem não gostaria de acompanhar seu ídolo 24 horas por dia na TV? –, as vantagens se estenderiam também às figuras públicas, que poderiam se beneficiar com a aparição em horário nobre em uma das emissoras mais assistidas do Brasil. Não poderia dar errado, não é mesmo? A 21ª edição está nos mostrando que sim.

Se você não acreditava na importância de uma boa estratégia de marketing digital, tenho certeza que agora vai concordar comigo: enquanto uma publicidade bem feita pode trazer milhares de novos seguidores, um posicionamento mal elaborado pode derrubar uma carreira. Prova disso são os acontecimentos recentes do programa, em que alguns participantes estão apresentando incoerência de discurso, ou seja, mostrando atitudes diferentes daquelas que costumavam pregar no mundo virtual.

Karol Conká entrou na casa com 1,5 milhão de seguidores e, desde o início do programa, já perdeu 200 mil fãs. E os danos à sua imagem não param por aí. Além da defasagem numérica no Instagram, principal rede social da cantora, ela já sofreu diversas quebras contratuais que, juntas, somam mais R$ 400 mil reais. Por outro lado, Lucas Penteado passou de 178 mil seguidores para 8,2 milhões, um crescimento de mais de 4000% em sua conta comercial. Lucas, apesar de ter entrado no reality no grupo “camarote”, era o único dos companheiros com menos de 1 milhão de seguidores.

Mas afinal, participar do Big Brother Brasil é bom ou ruim para a carreira de famosos? Depende da sua estratégia de marketing digital. Muitos profissionais, especialmente do ramo artístico, se esforçam para passar uma determinada imagem que, no fundo, não representa a verdadeira essência dessas pessoas. Contudo, é a consistência de pensamento que gera credibilidade à marca a longo prazo. Se você está começando uma carreira agora, a dica é: busque sua essência e seja você mesmo, inclusive com seus defeitos.

*Fernando Faiad Soni é sócio fundador da agência de marketing digital Stardust (https://stardust.digital)



Mais do LiveNews

Entorno de Ana de Armas vê possível romance com Tom Cruise como armadilha, diz portal: ‘Personalidade dominadora’

05/08/2025 6:07 PM

Autor de ‘Conclave’ aponta ordenação feminina como questão central na sucessão papal

05/08/2025 6:03 PM

Nicolas Cage diz que quase morreu durante treinamento de surfe para novo filme: “Fiquei preso na correnteza e cercado por tubarões”

05/07/2025 2:02 PM

Marvel faz piada com disputa entre Vingadores e Thunderbolts em cena pós-créditos

05/06/2025 5:07 PM

“Chicago Fire” é renovada para a 14ª temporada, mas enfrenta cortes no orçamento

05/06/2025 5:04 PM

Filme Wicked, com Cynthia Erivo e Ariana Grande, chega ao Prime Video com data marcada

04/30/2025 9:16 PM

Roteirista alega plágio em “Top Gun: Maverick” e processa Paramount por crédito e royalties

04/29/2025 6:40 PM

O ator que teve todas as suas participações excluídas em seu primeiro longa com Brad Pitt e Harrison Ford: ‘Vivência humilhante e devastadora’

04/28/2025 3:09 PM

Atriz de “Sex Education” participará de “As Crônicas de Nárnia”, diz revistaEmma Mackey será responsável por interpretar a Feiticeira Branca

04/26/2025 5:22 PM

Versão clássica de ‘Star Wars’, arquivada por decisão do idealizador George Lucas, retorna aos cinemas após quase cinco décadas

04/23/2025 6:12 PM

Mikey Madison Recusa Projeto de ‘Star Wars’ Após Conquista do Oscar

04/21/2025 6:18 PM

Surfista Prateada: A Nova Ameaça do Quarteto Fantástico

04/20/2025 6:25 PM

Ariana Grande retoma liderança na Billboard com versão deluxe de “Eternal Sunshine”

04/13/2025 2:52 PM

Lil Nas X abre o jogo sobre momento que marcou sua trajetória artística

04/13/2025 2:48 PM

Batman 2 | Executiva da Warner confirma que escrita ainda não está finalizada

04/12/2025 12:42 PM