Mix

ACNUR lança vídeo inédito em apoio aos times Olímpico e Paralímpico de atletas refugiados

04/06/2021 4:03 PM

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) lançou hoje um vídeo inédito nas redes sociais conclamando o mundo a apoiar os Times Olímpico e Paralímpico de Refugiados. No centro desta campanha global está “A Jornada” (“The Journey, no original em inglês) – um vídeo de pouco mais de 01 minuto que descreve de maneira dramática as extraordinárias histórias de atletas refugiados aspirantes aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste ano.

Divulgado no Dia Internacional do Esporte para Desenvolvimento e Paz (06 de abril), “A Jornada” dramatiza a história de uma pessoa refugiada forçada a deixar sua casa a pé para escapar de conflitos e perseguições. Deslocando-se por terra e por mar, ela termina por encontrar segurança, reestabelece sua vida e começa a correr em direção a um novo objetivo: uma medalha.

Criado com a colaboração de dois participantes do programa de bolsas para refugiados atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI), o filme para redes sociais destaca o poder do esporte para trazer esperança e mudança na vida de todas as pessoas que foram forçadas a deixar seu país.

Atualmente, 60 atletas e para-atletas refugiados treinam com a esperança de competir nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020. O ACNUR está trabalhando com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, da sigla em inglês) para apoiar os atuais atletas refugiados que, apesar dos desafios do deslocamento forçado e da pandemia da COVID-19 – continuam a treinar para manter vivos os seus sonhos de competir em Tóquio.

Sendo a agência humanitária que lidera a resposta global de proteção às pessoas forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras e conflitos, o ACNUR sabe que o esporte é mais do que uma atividade de lazer: ele tem o poder de trazer esperança e ajudar as pessoas refugiadas a recuperar o controle sobre seu futuro.

Com mais de 80 milhões de pessoas forçadas a se deslocar em todo o mundo, o ACNUR trabalha junto com governos, o mundo esportivo, empresas, academia, sociedade civil e refugiados para construir um mundo melhor em que cada pessoa forçada a se deslocar – incluindo pessoas com deficiências – possam acessar e participar de atividades esportivas, em todos os níveis.

“A Jornada” foi criado para o ACNUR, em parceria com o COI e o IPC, pela premiada agência “Don’t Panic” e dirigido pelo coletivo de diretores Pantera por meio da produtora “Anonymous Content”.

“A história de ‘A Jornada’ é similar à minha e dos meus colegas atletas refugiados. Estou treinando duro na esperança de chegar a Tóquio. Eu quero ajudar as pessoas em todos os lugares a entender melhor a vida das pessoas refugiadas e o poder do esporte em mudar vidas. Espero que as pessoas apoiam os timos olímpicos e paralímpicos de refugiados”, diz Rose Nathike Lokonyen, que integrou a equipe olímpica de refugiados nas Olimpíadas do Rio (2016) e colaborou com o ACNUR na produção do filme. Ela é uma refugiada do Sudão do Sul e vive no Quênia.

“Estamos muito orgulhosos em apoiar os atletas refugiados treinando para os jogos olímpicos e paralímpicos. Apesar de todos os contratempos, estes atletas extraordinários e extraordinárias têm mantido vivo o sonho de representar milhões de pessoas refugiadas de todo o mundo. Junto com nossos parceiros COI e IPC, estamos dedicados a construir um mundo no qual todas as pessoas forçadas a fugir – inclusive aquelas com deficiências – possam acessar o direito a praticar esportes e jogar em todos os níveis”, afirma Dominique Hyde, Diretora de Relações Externas do ACNUR.

No mês em que a ONU Brasil promove o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável #3 para “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”, o ACNUR reforça o esporte como meio de convivência pacífica e harmoniosa entre crianças, jovens, adultos e idosos em suas comunidades, independentemente de suas nacionalidades.



Mais do LiveNews


Warning: Undefined variable $exclude_exclude_music in /home/u197019254/domains/livenews.com.br/public_html/wp-content/themes/livenewsbendev/single.php on line 110

Savatage: “Essa banda passou por muitas tragédias. A música nos ajudou a superar, e nós sobrevivemos”, diz Johnny Lee Middleton

07/04/2025 4:24 PM

Dream Theater presta tributo ao Pink Floyd com “Echoes” completa no histórico Anfiteatro de Pompeia

07/04/2025 4:23 PM

Gorguts: ícones do Death Metal canadense anunciam novo trabalho para 2026

07/03/2025 8:08 PM

Within Temptation: “para o próximo disco faremos uma transformação bastante radical novamente”

07/03/2025 8:05 PM

Ex-músicos do Venom, Jeff “Mantas” e Anthony “Abaddon” estarão reunidos no palco no Japão

07/03/2025 7:59 PM

Saxon cancela shows devido a procedimento de emergência de Biff Byford

06/30/2025 5:07 PM

Martin Popoff critica “Appetite for Destruction”: “As pessoas romantizam demais esse álbum”

06/30/2025 5:05 PM

Kreator: “Estamos dando os retoques finais. Todos concordam que é melhor que ‘Hate Über Alles’”, diz Frédéric Leclercq sobre o novo projeto

06/29/2025 6:12 PM

🎸 STRYPER – Turnê de 40 Anos (Brasil 2025)

06/29/2025 6:09 PM

Gravações esquecidas do grupo Earth — embrião do Black Sabbath — chegarão ao público no próximo mês

06/28/2025 6:28 PM

“O Sodom não é o maior nome do Metal. Eu não quero ser o maior nome do Metal. Só queremos realizar uma boa apresentação com áudio de qualidade e iluminação eficiente”, declara Tom Angelripper

06/27/2025 5:25 PM

Rage: divulgado o novo trabalho “A New World Rising”; confira o 1° lançamento!

06/27/2025 5:16 PM

Ringo Starr defende o filho após desligamento duplo de grupo lendário do rock britânico e critica cantor: ‘Figura insignificante’

06/23/2025 7:28 PM

Firewind: Gus G. revela que as sessões do novo registro já começaram

06/21/2025 5:45 PM

King Diamond: “Ainda temos muita tarefa para registrar”

06/21/2025 5:42 PM