logo live news
music

U2: 39 anos do disco War

02/28/2022 4:41 PM

O terceiro álbum da banda irlandesa de rock U2 foi lançado em 28 de fevereiro de 1983. Perto de completar quatro décadas de existência, o disco pode ser considerado uma obra atual, já que, assim como na época de seu lançamento, o cenário recente também é de guerra. 

O disco foi produzido durante a época da Guerra Fria, período de tensão política entre a então União Soviética e os Estados Unidos. Dessa forma, o álbum funciona como um protesto contra a guerra. Na sonoridade, a banda mesclou batidas militares, para evidenciar os aspectos físicos de um conflito e seus efeitos emocionais. 

A primeira canção é a famosa “Sunday Bloody Sunday”, que faz referência ao “Domingo Sangrento”, acontecimento que marcou o ano de 1972, quando, na cidade de Derry, localizada na Irlanda do Norte, civis foram assassinados pela polícia por protestarem contra a dominação inglesa. 

“War” também traz à tona questões como a dos refugiados e entrega ao ouvinte uma atmosfera sombria, mas real, e que mesmo quase 40 anos depois continua mais atual do que nunca.