logo live news
Celebs

Estrela de ‘Quantum Leap’ Dean Stockwell morre aos 85 anos

11/09/2021 3:34 PM

Dean Stockwell, um ator infantil de Hollywood que ganhou novo sucesso na meia-idade na série de ficção científica “Quantum Leap” e em uma série de performances indeléveis no cinema, incluindo “Veludo Azul”, de David Lynch, “Paris, Texas” de Wim Wenders e “Casado com a Máfia”, de Jonathan Demme, morreu aos 85 anos.

O agente Jay Schwartz disse que Stockwell morreu de causas naturais em casa no domingo. Stockwell foi indicado ao Oscar por seu chefão da máfia em “Casado com a Máfia” e foi quatro vezes indicado ao Emmy por “Salto Quântico”. 

Dean Stockwell como Almirante Al Calavicci em “Salto Quântico”. (NBCUniversal / Getty Images))

Mas em uma carreira que durou sete décadas, Stockwell foi um ator de personagem supremo cujas performances – sincronia labial Roy Orbison em uma cena de festa de pesadelo em “Veludo Azul”, um agente desesperado em “O Jogador”, de Robert Altman, Howard Hughes em “Tucker: O Homem e Seu Sonho” de Francis Ford Coppola – não precisam ser longas para serem hipnotizantes.

O Stockwell de cabelos escuros era um veterano de Hollywood quando chegou à adolescência. Aos 20 anos, estrelou na Broadway como um jovem assassino na peça “Compulsão” e em filmes de prestígio como “Sons and Lovers”. Ele foi premiado como melhor ator no Festival de Cannes duas vezes, em 1959 pela versão em tela grande de “Compulsão” e em 1962 pela adaptação de Sidney Lumet de “Long Day’s Journey Into Night”, de Eugene O’Neill.