logo live news
news

Há 30 anos, Brasil conquistava último título na F1

10/20/2021 8:03 AM
Foto: Getty Images

Por: Raphael Lucca

Era madrugada no Brasil, tarde de domingo no Japão. Aquele dia 20 de outubro de 1991 entrou para a história do automobilismo como o dia em que Ayrton Senna chegava ao terceiro título de campeão mundial de Fórmula 1. O título do piloto brasileiro veio após um grande duelo contra o inglês Nigel Mansell ao longo daquele ano.

Senna teve um ano de 1991 com muitas alegrias nas pistas. Em março daquele ano, finalmente quebrou o jejum e venceu o Grande Prêmio do Brasil pela primeira vez. Naquele mesmo ano, se tornou até então o piloto mais jovem a chegar ao tricampeonato mundial, com 31 anos de idade. Feito este que seria superado posteriormente por Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.

Naquele GP do Japão, em Suzuka, Senna estava em mais um duelo contra o piloto da Williams. Na décima volta da corrida, o “Leão”, como Mansell era conhecido, perdeu o controle do seu carro e saiu da pista. Foi o que bastou para confirmar o título do piloto brasileiro.

No final da corrida, Senna já com o título assegurado recebeu um pedido do seu chefe na McLaren, Ron Dennis, e abriu passagem para o seu companheiro Gerhard Berger vencer a corrida. O pódio naquele dia teve também a presença do italiano Riccardo Patrese, também piloto da Williams.

Aquele dia foi a última oportunidade em que Ayrton Senna, Nigel Mansell, Alain Prost e Nelson Piquet disputaram uma corrida juntos. Os quatro conquistaram 11 títulos ao longo de suas carreiras na categoria máxima do automobilismo nos anos 1980 e 1990.

Depois daquele título em 1991, Ayrton Senna enfrentou grandes dificuldades em 1992, concluindo aquele campeonato em 4º lugar e obteve o vice-campeonato em 1993. Ele morreu em 1994, após um acidente no Grande Prêmio de San Marino, terceira corrida daquele ano.

Em relação à participação brasileira na Fórmula 1, de lá para cá o país conseguiu mais três vice-campeonatos: Rubens Barrichello em 2002 e 2004, e Felipe Massa em 2008.