logo live news
cultura

Gabriel Taco traz aos palcos o combate à violência contra a mulher no espetáculo “Relatos de um Homem Só”

09/23/2021 7:24 PM

Gabriel expõe em seu monólogo documental, “Relatos de um Homem Só”, o universo de uma das maiores moléstias sociais: a violência contra a mulher. O espetáculo traz à tona questionamentos quanto aos esteriótipos machistas, abusos, comportamentos tóxicos e questões alarmantes relacionadas à violência de gênero, todos, inspirados em depoimentos de mulheres vítimas de algum tipo de violência.

O estímulo de Gabriel veio da inquietação pessoal das alarmantes estatísticas relacionadas à violência contra à mulher e, segundo ele, o papel fundamental da Arte em escancarar realidades e comportamentos que permanecem velados e intocáveis na sociedade, colocando o homem frente à frente com ele mesmo, no intuito provocativo, contundente e direto de levantar discussões em busca de saídas.

A prática é intolerável e desde a Lei Maria da Penha, as ferramentas legais foram se consolidando com a mudança de Lei quanto aos crimes sexuais, com a Lei do Feminicídio e com as mais recentes Leis que instituíram os crimes de importunação sexual e violência psicológica, não só demonstrando a evolução nas políticas públicas e punições, mas também deixando evidente que a luta é árdua e que ainda há necessidade de se falar em prevenção e quebra de paradigmas impostos pelo patriarcado.

” Relatos de um Homem Só” coloca em cena a necessidade do questionamento quanto à nocividade das formas como os homens e mulheres são criados e como a sociedade espera que se comportem e seus efeitos devastadores e tem como objetivo colocar o holofote sobre a luta contra a perpertuação do domínio masculino doentio em detrimento à submissão feminina que acorrenta a mulher, além de ser mais um estímulo à denúncia nos casos de violência contra a mulher.

A peça tem o texto do ator Gabriel Taco com a colaboração da diretora Gabriela Guinatti e preparação corporal de Meg Lovato e está em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, na Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema, Rio de Janeiro/RJ às 19h, às sextas-feiras e sábados.