logo live news
mix

Hoje é o Dia Nacional da Cachaça

13/09/2021 15:20
Foto: Pixabay

Neste 13 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Cachaça. Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo no livro Prelúdio da Cachaça, a primeira bebida do tipo surgiu em 1532, em São Vicente. Naquele local foram registrados os primeiros engenhos de açúcar no Brasil. Também se diz que a bebida foi o primeiro destilado produzido no continente americano.

Para quem não sabe, a cachaça acabou se tornando importante para os portugueses na questão escravagista, já que foi usada como troca de mercadorias ou serviços sem uso de alguma moeda (lembrando que esta prática recebeu o nome de escambo). Exemplo disso é que, em alguns momentos, até 25% do cachaça era trocada, em países como Angola, por vidas negras para a escravidão.

Atualmente, o estado de Minas Gerais é o maior produtor de cachaça de alambique do país, com 200 milhões de litros por ano. Segundo os dados apresentados pelo estudo “A Cachaça no Brasil – Dados de Registro de Cachaças e Aguardentes – Ano 2021”, a cidade de Salinas, localizada na região norte do estado, possui 23 estabelecimentos produtores de cachaça, o que lhe dá o título simbólico de capital da bebida.