logo live news
Cine/Tv

Rio sediará Festival Internacional de Curtas

23/06/2021 18:11

Apesar da imensa vontade dos organizadores de que o festival acontecesse presencialmente, a primeira edição do FIC RIO – Festival Internacional de Curtas no Rio de Janeiro – acontecerá agora de forma totalmente on-line e gratuita pelo Canal do FIC RIO no YouTube (www.youtube.com/c/FICRIO). Entre os dias 26 e 31 de julho de 2021, no conforto e segurança de sua casa, será possível MARATONAR 70 curta-metragens incríveis, com o melhor do cinema independente nacional e internacional.

FIC RIO nasceu com o objetivo de ser mais uma vitrine a trazer visibilidade ao cinema independente, mais especificamente aos curta-metragens, dando voz e rosto aos realizadores e profissionais que coletivamente participam da criação de um filme.

Foram 330 filmes inscritos, sendo 246 curtas nacionais, vindos de 17 estados brasileiros, e 84 curtas estrangeiros, vindos de 27 países. Com curadoria de Ivann Willig, Luana Willig e Zeca Teixeira, setenta e sete filmes foram selecionados para concorrer às indicações no expressivo número de 24 categorias a serem premiadas com o Troféu Escolhas. Com destaque para uma categoria que muito orgulha a organização do FIC RIO, a de Melhor Filme Universitário, com uma seleção de filmes que traz confiança na manutenção da relevância do nosso cinema nacional. E a difícil escolha dos vencedores desta primeira edição ficou a cargo de um trio de jurados altamente gabaritado: Clarissa Kuschnir, David Massena e Daniel Machado.

Dira Paes, uma das atrizes de maior expressão do cinema nacional, com mais de 40 trabalhos entre curtas e longas, abrilhantará o FIC RIO como a grande homenageada de sua primeira edição.

O Festival contará ainda com a participação da cineasta baiana Ceci Alves, como curta-metragista convidada.

Como esquenta para o 1° FIC RIO, já é possível conferir, no Canal do Festival no YouTube (www.youtube.com/c/FICRIO), trailer e sinopse dos curtas, os indicados em cada categoria, além de bate-papos sobre cinema independente que a organização do Festival está realizando com os diretores.

A programação completa será divulgada em breve no site (www.ficrio.com) e nas redes sociais do Festival (Instagram: www.instagram.com/fic_rio / Facebook: www.facebook.com/festivalficrio)