logo live news
mix

Dia das mães: influencer digital dá dicas para as mães de dupla (ou tripla) jornada

09/05/2021 11:44

Tata Furtado fala um pouco de sua rotina rotina diária e de como ainda encontra tempo para cuidar do corpo e da mente

Há algumas décadas era comum que as mães fossem responsáveis apenas pelos cuidados da casa e pela criação dos filhos. Porém, as conquistas femininas adquiridas ao longo do tempo levaram à busca por mais e hoje elas passam a ocupar cargos de sucesso e formações acadêmicas. Com isso, veio a chamada “jornada dupla”, “tripla”, de maneira inevitável.

E tanto se falam que as mães possuem essas jornadas, mas afinal o que isso quer dizer? Bem, costumamos referir-se ao tempo de trabalho como uma jornada, não é mesmo. Pois bem, assim como as tarefas na empresa, os cuidados de casa exigem esforços, sendo assim uma jornada doméstica. Logo já temos a primeira situação de “dupla jornada”.

Ainda dentro de casa, acrescente os cuidados com os filhos e a rotina de planejar suas refeições, organizar as tarefas escolares, higienes, idas ao médico, comprar roupas. Uma outra jornada e tanto, né? Sobretudo esses afazeres diários que requerem tempo e atenção integral, às mães encontram tempo para cuidarem de si, do corpo e da mente, como é o caso da influenciadora digital Tata Furtado, que atualmente divide o seu tempo com o trabalho no Instagram, cuida da organização da casa, tem tempo para suas duas filhas e para si. Ela diz:

“É corrido, mas eu amo muito o que eu faço, e antes de eu conseguir me sobressair bem nesses afazeres diários, eu precisei me organizar muito. Minha rotina começa cedo junto com minhas filhas que fazem aula pela manhã, em seguida trabalho e casa e, em meio a essa rotina, consigo tirar um tempinho para me exercitar e dançar”, disse.

Entretanto, a influenciadora, que agora faz parte da família TubeLab, atribui também a resiliência ao companheirismo de seu esposo que lhe ajuda no dia-a-dia. “Não posso dizer que faço tudo sozinha, pois tenho o apoio do meu marido que me apoia, então o trabalho é divido entre a gente, mas entendo que existem mães solos e que para elas a rotina é mais puxada”, disse.

E para todas as mães (solos ou casadas), Tata Furtado compartilha quatro dicas de como se organiza diariamente

  1. Crie um cronograma de atividades. “Procuro listar todos os afazeres do dia seguinte na noite anterior colocando prioridades, assim, quando acordo, sei por onde começar”.
  2. Estabeleça prioridades. “Em algumas situações do dia torna-se necessário priorizar uma área e determinadas tarefas, mesmo que não seja ideal, mas importante escolher o que será resolvido primeiro, seja com os filhos, ou no trabalho, onde estiver mais atarefada. Resolvendo esse aspecto, você terá mais tranquilidade para resolver as outras situações com qualidade.
  3. Compartilhe as tarefas domésticas: “Principalmente nesse tempo de pandemia, não tome todas as responsabilidades para si, divida as tarefas de casa com os filhos e com o marido também
  4. Reserve tempo livre para lazer e descanso: “Nós mulheres amamos nos cuidar, amamos fazer a unha e hidratar o cabelo. Saiba que nem tudo é trabalho, afinal temos o tempo da diversão. Então tire um tempo, um final de semana, talvez, e cuide de si”.