logo live news
Cine/Tv

Canal Curta apresenta filmes sobre Getúlio e Jango

05/09/2021 11:10 AM

Esta semana, o canal Curta! apresenta conteúdos especiais para quem gosta de história do Brasil. As trajetórias de dois presidentes que marcaram a política nacional durante o século XX estarão na programação através de uma ficção baseada na realidade e de um documentário.

A cinebiografia “Getúlio”, de João Jardim, traz o ator Tony Ramos na pele de uma das personalidades mais controversas e, ao mesmo tempo, importantes desde a Proclamação da República: Getúlio Vargas. O filme narra os acontecimentos dos últimos meses de vida do estadista, a partir da crise gerada após o episódio conhecido como “atentado da Rua Tonelero”. A tentativa de assassinato do adversário político de Vargas, o jornalista Carlos Lacerda, acaba por vitimar seu segurança particular e é o estopim de uma série de fatos que culminam no suicídio de Vargas. exibição é na Quarta do Cinema, 12 de maio, às 22h

Já em “Jango”, documentário de Silvio Tendler, é retratado um período turbulento da história recente brasileira: a queda de João Goulart, presidente democraticamente eleito, após um golpe militar que iniciaria uma ditadura de mais de 20 anos. O longa é recheado de imagens de arquivo e entrevistas com figuras pessoalmente envolvidas naquele episódio histórico, como Leonel Brizola, Celso Furtado, Afonso Arinos e Frei Betto. O filme mostra também o funeral do presidente, morto durante o exílio, cuja divulgação fora censurada na época. A trilha sonora é de Milton Nascimento e Wagner Tiso. exibição é na Sexta da Sociedade, 14 de maio, às 20h.

De Pixinguinha à atualidade em episódio inédito
de ‘Roda de Choro’

Em capítulo inédito da série “Roda de Choro” – exclusiva do canal Curta! -, a produção relembra grandes nomes como Pixinguinha, Callado, Patápio Silva, Copinha e Benedito Lacerda, mostrando como a flauta se tornou importante no Choro e a manutenção de sua relevância entre os músicos de gerações mais jovens. Em uma das interpretações, Eduardo Neves e Andrea Ernest Dias tocam “Chorinho para ele”, de Hermeto Pascoal, e comentam que a melodia faz parte de suas vidas há mais de 30 anos.

A série “Roda de Choro” conta a história do ritmo, popularmente conhecido como Chorinho, a primeira música urbana tipicamente brasileira. São 13 episódios: O que é o Choro; Flauta; Violão; Clarinete; Piano e Acordeon; Cavaquinho; Madeiras e Metais; Violão 7 Cordas; Bandolim; Bandas, Retretas e Orquestra; Mundo Afora; Pandeiro e Percussão e o Choro Vive.

Com produção executiva de Gabriel Corrêa e Castro e Sérgio Pedrosa, “Roda de Choro” é uma produção da Polofilme e Viralata viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual, com direção de Luiz Guimarães de Castro e consultoria de Joel Pizzini. O episódio estreia na Segunda da Música, 10 de maio, às 21h30.