logo live news
mix

Às vésperas dos 85 anos, museu relembra trajetória da Nacional do Rio

09/05/2021 12:25

A poucos meses de completar 85 anos, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro está ganhando uma homenagem a altura da sua importância histórica.

O Museu da Rádio Nacional já tem cinco ambientes, montados no mezanino da sede da Empresa Brasil de Comunicação, no centro da capital fluminense. E só está aguardando a pandemia de covid-19 passar para receber seus visitantes. Até lá será possível ter um gostinho desse patrimônio nostálgico com os conteúdos que estão sendo preparados para o site das rádios da EBC. O primeiro vídeo que destaca o Rádio Teatro, onde tantas rádio novelas pioneiras foram encenadas, já está no ar. 

O gerente da EBC, Thiago Regotto, responsável pelo projeto do museu, explica que ele ainda vai receber muitas peças, não só do acervo da Nacional, mas também da Rádio MEC, a primeira emissora do país, fundada em 1923, e que também pertence à empresa pública de comunicação do governo federal. 

Mas, algumas preciosidades já estão prontinhas, a exemplo da sala do Diretor da Rádio Nacional, que exibe até mesmo paredes originais, retiradas do histórico Edifício A Noite, na Praça Mauá, que foi a casa da rádio por mais de 70 anos. Elas foram remontadas dentro do museu, junto com todo o mobiliário.

E isso inclui peças que mostram como a Nacional, que já foi o veículo de comunicação com maior alcance do território brasileiro, esteve próxima do poder, exercendo um papel estratégico para muitos governos.

E, claro, o auditório que transformou tantas cantoras e cantores em divas e ícones do rádio não poderia ficar de fora e também foi remontado no museu. 

O vídeo de apresentação do museu está disponível no site www.radios.ebc.com.br. Os outros conteúdos, mostrando mais detalhes do museu, serão postados no mesmo endereço. 

Fonte: Agência Brasil