logo live news
Cine/Tv

Documentário “Você Não É Um Soldado” divulga trailer

04/03/2021 6:45 PM

O documentário “Você Não É Um Soldado”, produzido pela Elo Company e Rede Snack, com co-produção da Mistika, acaba de ter seu trailer divulgado. A estreia do filme no Brasil está prevista para o segundo semestre de 2021. 

O longa-metragem foi realizado principalmente com gravações e arquivos do fotógrafo André Liohn, brasileiro vencedor do prêmio mundial The Robert Capa Gold Medal Award 2011, que passou mais de 15 anos em coberturas de guerra. Profissional com créditos na imprensa global, como New York Times, Liohn sempre com a câmera nas mãos, registrou em vídeo diversos momentos da cobertura dos conflitos dos rebeldes contra o regime de Muamar Kadafi, na Líbia, e a ofensiva do exército iraquiano contra o ISIS em Mosul, no Iraque. 

Primeiro longa-metragem internacional da diretora Maria Carolina Telles, “Você Não É Um Soldado” se aprofunda na relação do fotógrafo com a perda de colegas e a possibilidade da própria morte para o exercício da profissão. O paralelo entre as imagens dos conflitos e os diálogos com os filhos, conduzem a reflexões sobre a transformação da função do correspondente de guerra no jornalismo atual e da própria relação com a família e os traumas vividos.

“O documentário é uma ode à sobrevivência e ao amor e é o meu suspiro anti-guerra. É também uma forma de falar sobre a superação do luto”, ressalta a diretora. 

Aleksei Abib, co-diretor e roteirista, completa: “É uma história de pai e filha. Um segredo de ressurreição no deserto da vida”. 

“‘Você Não É Um Soldado’ é um filme que carrega a coragem de André Liohn além do risco da proximidade do conflito. A coragem de abrir sua intimidade e permitir uma visita a obscuridades de alguém que convive com a morte”, explica André Antunes, produtor executivo do longa. 

“Parece um filme de guerra, mas é sobre um conflito interno. Parece um filme narrado em terceira pessoa, mas é contado em primeira. Parece um filme ficcional, mas é um documentário. Parece um filme de ação, mas é um convite à reflexão. ‘Você Não É Um Soldado’ é um filme único, não se parece com nada”, argumenta Vitor Knijnik, produtor do longa. 

Para Ruben Feffer, compositor, a música de “Você Não É Um Soldado”, assim como a linguagem narrativa, vai na contramão dos filmes tradicionais de guerra. “Não temos grandes marchas triunfais, nem uma orquestra grandiosa. Temos momentos de melancolia, de dor, de solidão, vários ‘climas sonoros’. Escolhemos elementos étnicos orientais para ajudar a nos transportar ao universo que estamos vendo. A linda voz da jovem e talentosíssima cantora e compositora Nina Maia (que também compôs a canção “The Lowest Point” especialmente para o filme) dialoga com o olhar da narradora e diretora do filme. A presença dessa energia feminina implícita e explícita contribui para que a trilha consiga ter uma identidade única e própria, assim como o próprio filme em si”, conta Feffer. 

“O projeto foi desenhado desde o início para um alcance global. O debate sobre o futuro do jornalismo é um dos grandes temas do século XXI, inclusive trazido à tona também por outra de nossas produções, o telefilme ‘A Verdade da Mentira’ sobre fake news. Além disso, André Liohn é um homem ‘sem terra’ e ‘sem raízes’, nascido no Brasil em situação difícil, cidadão norueguês e com filhos na Itália, sua casa é no Iraque e na guerra. Vivemos um momento da humanidade com mais de 80 milhões de deslocados (fonte UN) e com guerras, fome e pandemia os números só crescem. O mundo de André é cruel, porém o filme nos traz também uma visão poética e de esperança por meio de imagens de sua intimidade com os filhos e da lente feminina da diretora Carol Telles. O projeto foi apresentado no pitching do Sunny Side of the Doc, em 2020, e agora inicia sua carreira de visibilidade global. Já temos compradores interessados e estamos muito orgulhosos do resultado”, conta Sabrina Nudeliman Wagon, CEO da Elo Company.  

De 29 de abril a 09 de maio, o longa-metragem participa da 28ª edição do Hot Docs, renomado festival internacional destinado ao gênero documentário que acontece anualmente no Canadá e um dos poucos que qualifica os vencedores ao Oscar.



Mais do LiveNews

Steven Tyler, o mais recente cantor famoso do Aerosmith, enfrenta problemas de voz que podem acabar com sua carreira

09/14/2023 3:07 PM

Maravilhas de um só sucesso que resistiram ao teste do tempo

09/12/2023 5:06 PM

Fãs de ‘Roda da Fortuna’ furiosos após a estreia da temporada serem pressionados a favor do futebol: ‘Vergonha!’

09/12/2023 4:36 PM

Chris Rock e Diplo resgatados do desastre do Burning Man após uma caminhada de 6 milhas pela lama

09/03/2023 5:44 PM

John Rich zomba dos críticos culturais e diz que ‘ninguém aguenta mais uma piada’

08/22/2023 3:19 PM

Todd e Julie Chrisley ainda ‘se amam’, apesar de não falarem da prisão enquanto a família filma novo reality show

08/18/2023 4:59 PM

A dieta líquida de Shania Twain a ajuda a evitar um ‘pesadelo’ contratempo em show

08/15/2023 3:56 PM

Drake corre para ajudar uma fã quando briga começa após show

08/14/2023 3:27 PM

Luke Bryan ‘lamentavelmente’ cancela outro show por motivos de saúde

08/14/2023 3:21 PM

Estrela de ‘Dick Van Dyke’ teve ‘conflito’ com Mary Tyler Moore durante sitcom de sucesso dos anos 60: ‘Eles nunca ficaram próximos’

08/14/2023 3:07 PM

A estrela de ‘Pretty Little Liars’ ganhou 30 quilos em 1 ano, afirma que 15 médicos não conseguiram diagnosticá-la corretamente

08/12/2023 5:44 PM

Martha Stewart revela como ficou em forma para a capa da Sports Illustrated e a única coisa que nunca fará

08/08/2023 5:30 PM

‘Perigo!’ faz grandes mudanças para mostrar após recente reação sobre as despesas de viagem não pagas dos concorrentes

08/08/2023 5:24 PM

Heidi Klum arrasa usando biquíni nude nas férias de verão na Itália

08/07/2023 4:02 PM

O vocalista do Def Leppard, Joe Elliot, admite que os membros da banda apenas ‘tocam estrelas do rock no palco’

08/07/2023 3:50 PM