logo live news
Cine/Tv

Filme lembra os 16 anos da Chacina da Baixada

01/04/2021 13:56

Em 31 de março de 2005,  a morte de 29 pessoas, na Baixada Fluminense, chocou o Brasil e o mundo. As vítimas foram escolhidas aleatoriamente enquanto conversavam na porta de casa ou caminhavam pelas ruas, sendo eles trabalhadores, jovens e crianças. 

Na noite daquele dia, um grupo de policiais militares disparou contra esses grupos de pessoas, em uma ação que se estendeu pelos municípios de Nova Iguaçu e Queimados. Depois de tanto tempo, cinco policiais militares foram condenados, com penas que variam de 480 anos a 559 anos de prisão. 

Caminhada pela Vida

Nesse 31 de março, quando o crime completou 16 anos, a Caminhada pela Vida, principal atividade para marcar a data, não foi nas ruas, e sim em formato virtual, com a produção de um vídeo feito com apoio das organizações não governamentais Rede de Mães, Fórum Grita Baixada e Com Causa. 

Devido ao isolamento social e o distanciamento físico, esta equipe produziu o filme “Nossos mortos têm voz”, que conta com depoimentos de mães e familiares de vítimas de violência. Ele já pode ser assistido pelo Canal Quiprocó Filmes, no Youtube.