logo live news
Cine/Tv

Festival Visões Periféricas reúne 50 filmes em programação online

22/03/2021 12:21

Começa no próximo dia 24 a nova edição do Festival Visões Periféricas. Por conta da pandemia de coronavírus, neste ano, o evento será em um modelo diferente, sem atividades presenciais, e o público só poderá assistir à programação pela internet.

Totalmente on-line e gratuita, a 14ª edição do festival vai apresentar um panorama de 50 longas, médias e curtas-metragens, exibidos em seis sessões. 20 produções cariocas estarão na Mostra competitiva, incluindo filmes feitos por moradores de comunidades.

O resultado é uma coletânea diversificada, que revela marcas, sotaques, paisagens e histórias contadas a partir da vivência de seus produtores, atores e personagens.

Para o idealizador e um dos curadores do Visões Periféricas, Marcio Blanco, o evento é uma oportunidade para olhar para o Brasil com filmes que apresentam uma visão crítica e inovadora sobre as periferias.

Serão quatro mostras competitivas: Panorâmica, com filmes de longa e média-metragem; Fronteiras Imaginárias, reunindo curtas-metragens de realizadores independentes e coletivos de audiovisual; Cinema da Gema, dedicada aos curtas produzidos no Rio; e Visorama, voltada para curtas produzidos em cursos de formação audiovisual no ensino básico e em projetos do terceiro setor.

Até o dia 31 de março, o festival apresenta, também, mesas de debate sobre os caminhos do audiovisual periférico pós-pandemia e a inserção de jovens no mercado audiovisual.

A agenda completa do festival e a apresentação dos filmes podem ser conferidas no site visoesperifericas.org.br

Fonte: Agência Brasil